DIÁLOGO DECOLONIAL NO ENSINO DE ARTE
Maxwell Alexandre e Moisés Patrício na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12039Palavras-chave:
Ensino de arte, Pedagogia decolonial, Artistas afro-brasileirosResumo
O texto apresenta duas experiências pedagógicas que buscam abordar o ensino de artes visuais a partir de uma perspectiva decolonial e inclusiva. Enfatiza a importância de desestabilizar as normas eurocêntricas por meio da arte, promovendo a reflexão crítica sobre o racismo e a representatividade identitária. Também destaca a necessidade de proposições pedagógicas que possam evocar sentimentos de pertencimento e representatividade, buscando referências brasileiras como meio e incentivação a produção artística dos alunos. Neste caso, as obras de Moisés Patrício e Maxwell Alexandre, dois expoentes da arte brasileira que utilizam suas obras para refletirem sobre a problemática racial trazendo novas perspectivas e olhares ‘outros’ sobre o tema.
Downloads
Referências
ARTES VISUAIS CP2/SC2. Percursos Desenvolvidos pela Equipe de Artes Visuais do campus São Cristóvão 2. Coordenação Pedagógica Professor André Pires. Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1s92jFKBATIzDBJNCoGrJGcZGvNCkKqnS/view?usp=sharing. Acesso em: 20 set. 2023.
AQUINO, O. F. O experimento didático-formativo: contribuições para a pesquisa em didática desenvolvimental. In: EdUECE. Didática e Prática de Ensino na relação com a Formação de Professores. Ceará, 2014. p. 4645 – 4657
CANDAU, V.; OLIVEIRA, L. F. Pedagogia Decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 01, p. 16-40, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n1/02.pdf>. Acesso em: 02 maio 2024.
CATTANI, Icleia Borsa. Figuras e lugares nas pinturas de Iberê Camargo. In: SALZSTEIN, Sônia. Diálogos com Iberê Camargo. São Paulo: Cosac & Nayfy, 2003.
FERNANDES, Mateus. Semana de Arte Moderna: Onde estavam os artistas e intelectuais negros? Jornal O Pharol, Juiz de Fora, MG. Disponível em: https://jornalopharol.com.br/2022/02/cem-anos-de-semana-de-arte-moderna-mas-e-os-artistas-e-intelectuais-negros-nesse-movimento/. Acesso em: 10 abr. 2024
FUNDAÇÃO IBERÊ. Maxwell Alexandre - Pardo é Papel. YouTube, 25 de jan. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lAB59KbQgqE. Acesso em: 29 set. 2023.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003.
GÓMEZ, Pedro Pablo. HD: Haceres decoloniales: prácticas liberadoras del estar el sentir y el pensar. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2016.
HERNÁNDEZ, Fernando. La investigación basada en las artes: -ropuestas para repensar la investigación en educación Educatio. Siglo XXI, n. 26, 2008, pp. 85-118. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/view/46641/44671. Acesso em: 10 ago. 2023
MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Instituto Pensar, 2007.
MIGNOLO, W. Aiesthesis decolonial. Revista CALLE14. v. 4, n. 4. jan.-jun., 2010. Disponível em: https://artlabourarchives.files.wordpress.com/2012/08/mignolo-aiesthesis-decolonial.pdf. Acesso em: 01 jun. 2015.
MIGNOLO, Walter. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
MOREIRA, Matheus. Arte feita por negros: você aceita? Artebrasileiros, 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/arte/arte-feita-por -negros-voce-aceita/. Acesso em: 20 set. 2023.
MUSEU DE ARTE DO RIO. Maxwell Alexandre - Pardo é Papel (catálogo de exposição). Organizador: Instituto Inclusartiz:. Rio de janeiro, 2019.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. História da África e dos africanos na escola: desafios políticos, epistemológicos e identitários para a formação dos professores de história. Rio de janeiro: Imperial Novo Milênio, 2012.
STOER, S. R.; CORTESÃO, L. Levantando a pedra: da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto: Afrontamento, 1999.
WALSH, C. Pedagogías decoloniales caminando y preguntando: notas a Paulo Freire desde Abya Yala. Revista Entramados – Educación y Sociedad, Mar del Plata, n. 1, año 1, p. 17-31, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.