O FENÔMENO DA BRANQUITUDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

algumas reflexões

Autores

  • Carlos José Moura de Carvalho Colégio Pedro II
  • Jorge Luiz Marques de Moraes Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12040

Palavras-chave:

Educação básica, Eugenia, Branquitude

Resumo

Este trabalho pretende vincular o letramento racial/letramento racial crítico ao estudo da branquitude e da eugenia, levando-se em conta o contexto educacional brasileiro.  Para isso, metodologicamente, são importantes reflexões e análises desses termos nos documentos que normatizam a Educação no Brasil, tais como a Lei de Diretrizes e a Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho tem características de relato de experiência e de texto reflexivo. Diante das análises, ponderações sobre o tema foi possível chegarmos à conclusão de que a lei maior da educação e o normativo balizador dos currículos educacionais em âmbito nacional não direcionam profissionais de educação para reflexão e ações sobre eugenia e branquitude. É preciso um aprofundamento dos estudos para pensarmos a formação docente em busca do letramento racial crítico.

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Biografia do Autor

  • Carlos José Moura de Carvalho, Colégio Pedro II

    Mestrando no Programa Mestrado Profissional de Práticas na Educação Básica pelo Colégio Pedro II (MPPEB - CPII), Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (EREREBÁ-CPII, 2019), Professor no Ensino Fundamental, anos iniciais, nas Secretaria Municipais de Educação das cidades de Belford Roxo (SEMED-BR) e São João de Meriti, RJ, Brasil. 

  • Jorge Luiz Marques de Moraes, Colégio Pedro II

    Doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2008). Professor Titular do Colégio Pedro II (CPII), na Educação Básica, na Especialização e no Mestrado. Integrante do Grupo de estudos e pesquisas em lingua(gem) e projetos inovadores na educação básica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

31-07-2024

Como Citar

Carvalho, C. J. M. de, & Moraes, J. L. M. de. (2024). O FENÔMENO DA BRANQUITUDE E A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL : algumas reflexões. Eventos Pedagógicos, 15(2), 432-445. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12040