EDUCAÇÃO INDÍGENA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CENÁRIO DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12093Palavras-chave:
Educação, Cultura Indígena, Políticas públicasResumo
Este artigo aborda a educação indígena no contexto digital, enfatizando a necessidade de respeitar os valores das comunidades. Explora teorias educacionais e examina os impactos tecnológicos durante a pandemia. Com foco em Mato Grosso, analisa a diversidade sociocultural indígena e questiona a eficácia das políticas públicas diferenciadas na inclusão tecnológica durante a pandemia. O estudo destaca a importância de uma abordagem educacional além dos modelos convencionais, promovendo a pluralidade na Educação Indígena. Para este estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica detalhada, buscando teorias educacionais pertinentes à educação indígena no contexto digital. Além disso, foram analisados dados qualitativos e quantitativos sobre o acesso tecnológico e a inclusão digital em comunidades indígenas de Mato Grosso através de uma pesquisa de campo com estudantes indígenas da Faculdade Indígena Intercultural da Universidade do Estado do Mato Grosso (FAINDI/UNEMAT). A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para compreender as percepções e experiências das comunidades em relação à educação digital. Os resultados obtidos indicam que, embora a tecnologia ofereça oportunidades para aprimorar a educação indígena, existem desafios significativos relacionados à infraestrutura, acesso e adaptação cultural. A diversidade sociocultural indígena em Mato Grosso influencia diretamente a forma como as comunidades acessam e utilizam a tecnologia educacional. Ademais, os resultados sugerem que as políticas públicas diferenciadas nem sempre são eficazes na promoção da inclusão tecnológica. Conclui-se que uma abordagem educacional que respeite os valores e a diversidade das comunidades indígenas é essencial para promover uma educação digital inclusiva à cultura.
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