CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS

formação, permanência, desafios e conquistas do público da educação especial

Autores

  • Jaqueline Zanotti Dalmonech Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Andressa Santos Rebelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12485

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão escolar, Napne, Instituto Federal

Resumo

Neste artigo objetiva-se discutir a formação dos professores, permanência, desafios e conquistas no processo de inclusão de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), a partir das concepções de membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e docentes em um campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste. Foram realizadas entrevistas com os participantes. Verificou-se que se faz necessário promover mudanças no Napne, no acesso e ações envolvendo os alunos PAEE no Ensino Médio integrado da instituição.

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Biografia do Autor

  • Jaqueline Zanotti Dalmonech, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus Pantanal (UFMS/CPAN). Graduada em Letras - Libras - pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduada em Pedagogia pela Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), Especialista em Libras pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade e Especialista em Educação de Jovens e Adultos ambos pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd, Especialista em Metodologia da Educação Infantil e Series Iniciais pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (FIJ) e Especialista em Gestão Escolar Integradora: Administração e Supervisão pela universidade Castelo Branco (UCB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Inclusiva (GEPEI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN) da UFMS/CPAN. Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

  • Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora da UFMS. Membro do Programa de Pós-graduação em Educação da UFGD e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, Campus do Pantanal. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN/UFMS) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI/UFGD). Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Dalmonech, J. Z., & Rebelo, A. S. (2024). CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS: formação, permanência, desafios e conquistas do público da educação especial. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1163-1181. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12485