OS SABERES PEDAGÓGICOS DO DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SALA DE RECURSOS GENERALISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Sintia Matias Gontijo Universidade de Brasília (UnB)
  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12519

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Profissionais da Educação, Funções Docentes, Professores de Educação Básica, Professor de Educação Especial

Resumo

Este estudo aborda os saberes pedagógicos dos docentes dos anos finais do ensino fundamental que trabalham em salas de recursos generalistas no atendimento educacional especializado. O objetivo é analisar a contribuição desses saberes para a atuação dos profissionais, baseando-se em autores renomados da temática pesquisada e em documentos legais e oficiais que orientam esse atendimento no âmbito nacional e na rede pública do Distrito Federal. A metodologia é qualitativa e bibliográfica. Os resultados indicam necessidade de redefinir o papel docente nesse contexto. Conclui-se que os saberes pedagógicos são essenciais para essa prática, e é essencial o investimento estatal em formação.

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Biografia do Autor

  • Sintia Matias Gontijo, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UNB, 2024), Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) desde o ano (2000). Possui graduação em Letras e Pedagogia. Atua com Atendimento Educacional Especializado, sala de recursos generalista desde 2005. Pesquisadora membra do Grupo de pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESPE/UNB/CNPq), Brasília/DF, Brasil.

  • Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Educação (2007), Mestra em Educação (2003) e graduada em Pedagogia (1987) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-doutorado pela Universidade de Brasília sob a coordenação da profa. Doutora Ilma Passos de Alencastro Veiga. Professora Associada IV da Universidade de Brasília (MTC/FE/UnB) na área de Didática Fundamental. Pesquisadora Líder do Grupo de pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB/CNPq). Pesquisadora/orientadora do Programa de Iniciação Científica (UnB). Orientadora de graduação e PPGE-FE da Universidade de Brasília; Coordenadora de linha de pesquisa PDCA no PPGE-FE da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de ética da Universidade de Brasília; Membro do Comitê de Ética da Anped. Membro da Rede Nacional de Pesquisadorxs em Pedagogia (RePPed). Membro de Comissão de Extensão; Membro de Comitê Institucional Gestor do Programa de Iniciação Científica (ProIc/DPG/UnB). Representante docente do Conselho da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Desenvolve estudos no campo da Pedagogia, Formação de professores, Didática, Ensino, Avaliação e prática docente. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

OS SABERES PEDAGÓGICOS DO DOCENTE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE SALA DE RECURSOS GENERALISTA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(3), 1182-1194. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12519

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