A HISTÓRIA DE VIDA DA FAMÍLIA NUM CONTEXTO ESCOLAR: narrativas que revelam reflexos das experiências passadas na produção das vivências atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12607

Palavras-chave:

História, Família, Relação, Escola

Resumo

O presente trabalho tem como tema a História de vida da família no seu contexto escolar que apresenta uma discussão sobre o lugar que a escola ocupa na narrativa da família. Tem como aporte teórico as concepções de autores como Mario Sergio Cortella, Paulo Freire, entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empreendida através de entrevistas gravadas seguindo um roteiro semiestruturado, realizada com famílias do município de Sinop/MT entre os anos de 2022 e 2023. Aqui concluiu-se que a estrutura familiar econômica e emocional dos pais, afetam na produção das vivências dos filhos, como também a qualificação educacional dos mesmos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jéssica Velozo da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

CAMARGO, Raquel Rufino. A importância da participação dos pais na educação: perspectivas de escolas privadas e públicas em Sinop. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 570–578, 2023. DOI: 10.30681/reps.v14i3.11980. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11980. Acesso em: 24 maio 2024.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2007, v. 17, n. 36, pp. 21-32. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003. Acesso em: 20 jun. 2022.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança!. São Paulo: Cortez, 2015.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; Tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 24. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Silva, J. V. da. (2024). A HISTÓRIA DE VIDA DA FAMÍLIA NUM CONTEXTO ESCOLAR: narrativas que revelam reflexos das experiências passadas na produção das vivências atuais. Eventos Pedagógicos, 15(2), 292-301. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12607