A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12608

Palavras-chave:

Alfabetizadores, Formação continuada, Professores, Pesquisa Qualitativa

Resumo

Este artigo discorre sobre a temática de como se dá a formação permanente oferecida nas escolas, com o objetivo de analisar a satisfação e a qualidade do processo de formação continuada de professores alfabetizadores. Os principais autores abordados no mesmo são, Paulo Freire, Moacir Gadotti e Francisco Imbernón. A pesquisa, de abordagem qualitativa, o estudo de caso, foi realizada entrevistas semiestruturadas com professores de primeiros e segundos anos do ensino fundamental, entre os anos de 2021 e 2023. Os resultados evidenciam uma satisfação dos sujeitos com o as formações oferecidas, sendo especificas e continuas as formações aos professores alfabetizadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Johanna Severina Mendes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

CARVALHO, Ademar de Lima (org.). A formação centrada na escola e a organização do trabalho pedagógico: o espaço do professor. Curitiba, Editora CRV, 2019.

COLARES, Anselmo; COLARES Maria. As políticas educacionais e a formação de professores. Balanço da Política Educacional Brasileira, Campinas, v. 1, p. 85-103, ago. 2013.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

MANTOVANI, Adriana de Souza. O Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância como instrumento do ensino/aprendizagem para a formação continuada de professores. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 608–626, 2017. DOI: 10.30681/reps. v8i2.10016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10016. Acesso em: 15 maio 2024.

OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Silva, J. S. M. da. (2024). A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Eventos Pedagógicos, 15(2), 311-320. https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12608