A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS 1° E 2° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i2.12608Palavras-chave:
Alfabetizadores, Formação continuada, Professores, Pesquisa QualitativaResumo
Este artigo discorre sobre a temática de como se dá a formação permanente oferecida nas escolas, com o objetivo de analisar a satisfação e a qualidade do processo de formação continuada de professores alfabetizadores. Os principais autores abordados no mesmo são, Paulo Freire, Moacir Gadotti e Francisco Imbernón. A pesquisa, de abordagem qualitativa, o estudo de caso, foi realizada entrevistas semiestruturadas com professores de primeiros e segundos anos do ensino fundamental, entre os anos de 2021 e 2023. Os resultados evidenciam uma satisfação dos sujeitos com o as formações oferecidas, sendo especificas e continuas as formações aos professores alfabetizadores.
Downloads
Referências
CARVALHO, Ademar de Lima (org.). A formação centrada na escola e a organização do trabalho pedagógico: o espaço do professor. Curitiba, Editora CRV, 2019.
COLARES, Anselmo; COLARES Maria. As políticas educacionais e a formação de professores. Balanço da Política Educacional Brasileira, Campinas, v. 1, p. 85-103, ago. 2013.
FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
MANTOVANI, Adriana de Souza. O Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância como instrumento do ensino/aprendizagem para a formação continuada de professores. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 608–626, 2017. DOI: 10.30681/reps. v8i2.10016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10016. Acesso em: 15 maio 2024.
OLIVEIRA, Maria Marly. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.