BULLYING: a importância das intervenções metodológicas

Autores

Palavras-chave:

Bullying, Práticas educativas, Escola

Resumo

O presente artigo aborda como é trabalhado o bullying nas escolas. Objetivou-se analisar se há práticas educativas e sua eficiência no combate e conscientização do tema. Fundamentou-se teoricamente em Aramis Lopes Neto, Waldemar Neto, Paulo Barros. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo, mediante aplicação de questionários a docentes de uma escola pública do município de Sinop-MT, no ano de 2023. Identificou-se que a temática é trabalhada e há apoio de psicólogo no combate ao bullying. Constatou-se que é preciso reforçar tais práticas, para alcançar melhores resultados, impedindo novas ocorrências, bem como identificar e sanar os já existentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kalita Luana Noronha da Fonseca, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/1. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

ABRAMOVAY, Mirian; RUA, Maria das Graças. Violências nas Escolas. Brasília: UNESCO, 2002.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque, et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Revista de Economia e Sociologia Rural [online]. 2013, v. 51, n. 4, pp. 745-764. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20032013000400007. Acesso em: 21 nov. 2022.

BARROS, Paulo Cesar; CARVALHO, João Eloir; PEREIRA, Beatriz Oliveira. Um estudo sobre o bullying no contexto escolar. Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 9, Curitiba, Brasil, 2009 – “Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem. Anais [...]. Curitiba: Champagnat, 2009. p. 5738-5757. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/10169. Acesso em: 01 out. 2023

BRANDÃO NETO, Waldemar. Prevenção do bullying no contexto escolar: construção, implementação e avaliação de um programa de intervenção mediado pelos círculos de cultura. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, CCS. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34060. Acesso em: 29 out. 2022.

ILVA, Fernanda Alves da. REFLEXÕES SOBRE O BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação - UNG-Ser, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 140–146, 2020. DOI: 10.33947/1980-6469-v15n1-4013. Disponível em: https://revistas.ung.br/educacao/article/view/4013. Acesso em: 03 jul. 2022.

FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LISBOA, Carolina; BRAGA, Luiza de Lima; EBERT, Guilherme. O fenômeno bullying ou vitimização entre pares na atualidade: definições, formas de manifestação e possibilidades de intervenção. Contextos Clinic. São Leopoldo, v. 2, n. 1, p. 59-71, jun. 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822009000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 nov. 2022.

LOPES NETO, Aramis A. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de pediatria, 2005, 81: s164-s172. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jped/a/gvDCjhggsGZCjttLZBZYtVq/?lang=pt&format=html. Acesso em: 21 nov. 2022.

MOREIRA, Vanessa Ferreira. Bullying na educação infantil. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 349–356, 2022. DOI: 10.30681/reps.v13i2.6331. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6331. Acesso em: 21 mar 2024.

TIRO que matou estudante em Sobral foi acidental, diz laudo. Portal de notícias G1, 21 out. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/10/27/tiro-que-matou-estudante-em-sobral-nao-foi-intencional-diz-laudo-arma-disparou-dentro-da-mochila.ghtml. Acesso em: 08 nov. 2022.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

BULLYING: a importância das intervenções metodológicas. (2024). Eventos Pedagógicos, 15(2), 321-329. https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12615

Artigos Semelhantes

1-10 de 658

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.