A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO

enfrentamentos no retorno às aulas presenciais em Corumbá-MS

Autores

  • Shirley de Oliveira Ramalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Barbara Amaral Martins Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12636

Palavras-chave:

Educação Especial, Covid-19, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

O artigo aborda os desafios e a implantação de medidas compensatórias da aprendizagem de estudantes público da Educação Especial no retorno às aulas presenciais pós-pandemia de Covid-19. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. A análise de conteúdo seguiu os passos descritos por Bardin (2016). Foram participantes da pesquisa dois gestores, cinco professores especialistas atuantes em escola municipal e três pais/responsáveis de estudantes atípicos matriculados regularmente na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no período de 2021-2022. A pesquisa possibilitou conhecer os desafios enfrentados por professores, estudantes e familiares no momento de retorno à rotina, em um momento sensível para toda a sociedade global.

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Biografia do Autor

  • Shirley de Oliveira Ramalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus Pantanal (PPGE/CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Corumbá, Brasil. Especialista em Psicologia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCM), Brasil. Especialista em Educação Inclusiva. Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Niterói, Brasil. Professora estatutária atuando na função de Coordenadora Pedagógica pela Rede Municipal de Corumbá-MS. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) e Integrante do Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Corumbá/MS, Brasil.

  • Barbara Amaral Martins, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Marília, com período sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de La Laguna (Espanha). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal, credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) e coordenadora do Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul. Corumbá/MS, Brasil. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Ramalho, S. de O., & Martins, B. A. (2024). A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO: enfrentamentos no retorno às aulas presenciais em Corumbá-MS. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1195-1211. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12636