PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE GOIÁS

Autores

  • Reila Campos Guimarães de Araújo Universidade Federal de Jataí (UFJ)
  • Calixto Júnior de Souza IF Goiano - Campus Rio Verde
  • Valquíria Coelho Pina Paulino Universidade Federal de Jataí (UFJ)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12666

Palavras-chave:

Educação em uma perspectiva inclusiva, Formação de professores, Ensino superior

Resumo

No Brasil, para um debate eficiente sobre a inclusão deve-se considerar a metodologia usada e a formação dos docentes. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo conhecer a perspectiva dos docentes sobre a política de inclusão escolar para o Público-alvo da Educação Especial no ensino superior. Estudo de caráter qualitativo e exploratório sobre a participação da experiência nos fóruns de inclusão. Foram utilizados registros em questionário, e a técnica da conversação e discussão, com 13 docentes. Foi utilizada a técnica Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados orientam a elaboração de práticas inclusivas dentro da universidade para que os estudantes universitários com deficiência garantam sua permanência. É necessário pensar em ferramentas de suporte para políticas educacionais de inclusão escolar.

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Biografia do Autor

  • Reila Campos Guimarães de Araújo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

    Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG2018), Professora Adjunta da Universidade Federal de Jataí (UFJ), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Educação e Cuidado em Saúde (NEGECS) da Universidade Federal de Jataí. Jataí, Goiás, Brasil. 

  • Calixto Júnior de Souza, IF Goiano - Campus Rio Verde

    Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2017). Professor do IF Goiano – Campus Rio Verde.

  • Valquíria Coelho Pina Paulino, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

    Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG, 2016). Professora Associada do Instituto de Ciências da Saúde - Enfermagem UFJ. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Araújo, R. C. G. de, Souza, C. J. de, & Paulino, V. C. P. (2024). PERSPECTIVA DOS DOCENTES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE GOIÁS. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1212-1224. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12666