PROFESSOR DE APOIO EM GOIÁS
precarização na oferta de serviços de apoio à inclusão nas classes comuns
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12757Palavras-chave:
Educação Especial, Serviços de apoio especializados, Professor de apoio à inclusão, Estado de GoiásResumo
Objetivou analisar o perfil, função e atribuições do professor de apoio à inclusão na rede estadual de educação de Goiás. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental, cuja fonte de dados, foram resoluções, portarias, memorandos e as Diretrizes Operacionais da Rede Estadual Goiana, publicados desde 1999 quando foi criada a função do Professor de Apoio no estado Goiano, até o ano de 2023. Constatou-se que as mudanças nos documentos levaram a uma precarização na formação exigida, uma redução do público que teria direito ao atendimento e um equívoco nas atribuições pedagógicas de um profissional que não possui formação docente, resultando na extinção do professor de apoio a inclusão.
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