EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

desafios e práticas na formação de professores em São Luís de Montes Belos, Goiás

Autores

  • Edson Ferreira Alves da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO
  • Fernanda Maria Siqueira Tavares Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Valdimeire Rodrigues da Silva Oliveira Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, GO

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12760

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação continuada, Inclusão escolar, Políticas educacionais, Centro-Oeste brasileiro

Resumo

O presente artigo relata a experiência do curso de formação de professores “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: saberes necessários à prática educativa”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, Goiás. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizando métodos documentais e bibliográficos para a coleta e análise dos dados. A fundamentação teórica abrange os marcos legais da educação especial no Brasil, teorias e conceitos sobre educação inclusiva, e a importância da formação continuada na educação especial. A análise das avaliações dos cursistas revelou aspectos positivos, como a metodologia híbrida e a qualidade da equipe formadora, e pontos de melhoria, como a taxa de evasão e a infraestrutura física. As recomendações para futuros cursos incluem a expansão do público-alvo, aprimoramento da infraestrutura, aumento das oficinas práticas, flexibilização da carga horária e prazos, suporte continuado, aprofundamento teórico e prático, avaliação formativa e somativa, integração de tecnologias educacionais, monitoramento pós-curso, parcerias e colaborações. A experiência demonstra que, com planejamento e investimento adequado, é possível promover uma educação inclusiva de qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

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Biografia do Autor

  • Edson Ferreira Alves, da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2020) e Mestre em Educação (2011) pela mesma instituição. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2002) e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO e da Secretaria de Estado da Educação/GO. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Docência, Gestão, Políticas Públicas Educacionais, Planejamento e Formação de Professores.

  • Fernanda Maria Siqueira Tavares, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestre em Psicologia pela PUC - GO. Doutoranda em Psicologia pela PUC-GO. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2004). Pós-graduação em Saúde Pública. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e Secretária Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem.

  • Valdimeire Rodrigues da Silva Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, GO

    Possui especialização em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Goiás (2016), e também em Educação Infantil pela Faculdade Montes Belos (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Tem experiência na Educação Infantil, Alfabetização e na área de inclusão, com conhecimentos documentais, percurso histórico, realidade do município e parte da clientela.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Alves, E. F., Tavares, F. M. S., & Oliveira, V. R. da S. (2024). EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: desafios e práticas na formação de professores em São Luís de Montes Belos, Goiás. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1261-1281. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12760