EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
desafios e práticas na formação de professores em São Luís de Montes Belos, Goiás
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12760Palavras-chave:
Educação Especial, Formação continuada, Inclusão escolar, Políticas educacionais, Centro-Oeste brasileiroResumo
O presente artigo relata a experiência do curso de formação de professores “Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: saberes necessários à prática educativa”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, Goiás. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica com abordagem qualitativa, utilizando métodos documentais e bibliográficos para a coleta e análise dos dados. A fundamentação teórica abrange os marcos legais da educação especial no Brasil, teorias e conceitos sobre educação inclusiva, e a importância da formação continuada na educação especial. A análise das avaliações dos cursistas revelou aspectos positivos, como a metodologia híbrida e a qualidade da equipe formadora, e pontos de melhoria, como a taxa de evasão e a infraestrutura física. As recomendações para futuros cursos incluem a expansão do público-alvo, aprimoramento da infraestrutura, aumento das oficinas práticas, flexibilização da carga horária e prazos, suporte continuado, aprofundamento teórico e prático, avaliação formativa e somativa, integração de tecnologias educacionais, monitoramento pós-curso, parcerias e colaborações. A experiência demonstra que, com planejamento e investimento adequado, é possível promover uma educação inclusiva de qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.
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