ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL

tendências temáticas predominantes

Autores

  • Selma Regina Gomes Centro Universitário Mais (UNIMAIS)
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12765

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão educacional, Estado do conhecimento, Centro-Oeste brasileiro

Resumo

Este estudo aborda a temática Inclusão Escolar, com foco nas tendências temáticas predominantes em trabalhos científicos, área Educação. Objetiva conhecer as tendências temáticas predominantes nas pesquisas defendidas nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE), entre os anos de 2018 a 2023, da região Centro-Oeste do Brasil. Como percurso metodológico, tendo como referencial teórico-metodológico Marília Morosini, Pricila Kohls-Santos, Zoraia Bittencourt, buscou-se no Estado do Conhecimento acerca da Inclusão Escolar, o levantamento dos temas mais abordados pelos pesquisadores. Como resultado, observou-se a preocupação com práticas inclusivas, concepções acerca de inclusão, Atendimento Educacional Especializado, formação de professores e Transtorno de Espectro Autista.

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Biografia do Autor

  • Selma Regina Gomes, Centro Universitário Mais (UNIMAIS)

    Doutora em Educação. Bolsista do Pós-Doutorado Estratégico da CAPES, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Docente permanente do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Mais, Inhumas, Goiás. 

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ), Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), líder do Grupo de estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (GEPEDI/UEG).

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Gomes, S. R., & Reis, M. B. de F. (2024). ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL: tendências temáticas predominantes. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1282-1302. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12765