INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

apontamentos sobre organização do trabalho didático

Autores

  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Paulo Cezar Rodrigues dos Santos Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12808

Palavras-chave:

Educação Especial, Tics, Trabalho remoto

Resumo

O artigo insere-se no trabalho colaborativo entre pesquisadores do Centro-Oeste brasileiro que vem se dedicando a estudar a área de educação especial e tem como objetivo analisar o uso das tecnologias da informação e da comunicação na organização do trabalho didático para alunos com deficiência, a fim de problematizar as estratégias adotadas e o processo de inclusão escolar. Para tanto, tomou-se a organização do trabalho didático como categoria para análise (Alves, 2005). Concluiu-se que a organização do trabalho didático foi reconfigurada em razão do isolamento social e trouxe à tona questões há muito tempo debatidas no campo da educação especial, tais como: fragilidade na formação docente, desigualdade de acesso às tecnologias e internet, acessibilidade curricular e papel da família.

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Biografia do Autor

  • Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (2014), é conselheira do Conselho Estadual de Educação MS, avaliadora Ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, docente do Curso de Pedagogia, Psicologia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Foi vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2019-2023). Atualmente é presidenta do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e Vice-presidenta do Foncede pela Região Centro-Oeste. Participa da Rede Estadual de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul e da Rede Internacional de Pesquisa em currículo, Inclusão e educação escolar de países e regiões de Língua Portuguesa. É líder do Grupo de Pesquisa "Lápis- Laboratório de Pesquisa em Educação Especial, Acessibilidade e Inclusão Escolar”.

  • Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS

    Professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, Bacharelado em História com Licenciatura Plena pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), especialização em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestrado em Educação - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Coordenador Estadual do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC/MEC) e, atualmente, membro do Grupo de Trabalho da Frente de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), representando a Secretaria de Estado de Educação. Exerce a função de Superintendente de Informação e Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS e é vice-presidente do Conselho Estadual de Educação/MS. 

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Neres, C. C., & Santos, P. C. R. dos. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: apontamentos sobre organização do trabalho didático. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1319-1340. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12808