A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO
uma análise dos planos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12813Palavras-chave:
Fomação docente, Educação inclusiva, Práticas pedagógicasResumo
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como é tratado a formação de professores nos documentos orientadores Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul – Brasil. Para realização desta investigação utilizamos a metodologia de análise documental , no qual foram investigados os planos de educação, observando as categorias comuns entre ambos os documentos. Portanto, a pesquisa sobre a formação docente possibilitou entender qual o posicionamento que os planos evidenciam sobre as práticas que envolvem a inclusão. Os resultados apontaram nos documentos que houve um importante progresso no atendimento de qualidade para os alunos, destacando-se a relevância atribuída à formação do docente atuante na sala de aula. Em nossas considerações finais apontamos a preocupação evidenciadas por esses documentos com relação a formação de formação inicial e continuada.
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