INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

a colaboração nas práticas pedagógicas

Autores

  • Laura Sousa Assis Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Aline Maira da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12815

Palavras-chave:

Educação Especial, Professor, Estudante com deficiência

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a colaboração nas práticas pedagógicas adotadas no ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência matriculados no Ensino Fundamental II, em Mato Grosso do Sul. Foi desenvolvida pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa, com a aplicação de questionário junto a 30 professores de língua portuguesa. Os resultados revelaram que mais da metade dos professores respondeu não haver colaboração na prática pedagógica. Uma parcela dos participantes apontou a existência de colaboração no planejamento e na avaliação, o que indica uma tendência favorável à transformação quanto ao compartilhamento da gestão da sala de aula.

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Biografia do Autor

  • Laura Sousa Assis, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2023) e integrante do do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva da Universidade Federal da Grande Dourados (GEPEI/UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

  • Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Mestra em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2023) e integrante do do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva da Universidade Federal da Grande Dourados (GEPEI/UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Assis, L. S., & Silva, A. M. da. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: a colaboração nas práticas pedagógicas. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1404-1418. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12815