O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO DISTRITO FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12816Palavras-chave:
Formação de Professores. Profissão docente. Educação Inclusiva.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da formação de professores na Educação Especial Inclusiva do Distrito Federal. Com base nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, e dos sentidos construídos por professores da secretaria de estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF. Foram aplicados 600 questionários com o retorno de 179 professores respondentes. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, os professores apontam valorização da formação dos professores para o contexto da inclusão escolar em três categorias: 1) valorização da atualização dos saberes; 2) condição necessária e imposta diante do novo contexto educacional; e, 3) as contradições da dimensão da especialização docente. Portanto, podemos considerar a formação de professores como elemento da profissionalidade docente e do trabalho, proporcionando aos alunos Público Alvo da Educação Especial o desenvolvimento da apropriação da cultura humana, autonomia e emancipação.
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