O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Loyane Guedes Santos Lima Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12816

Palavras-chave:

Formação de Professores. Profissão docente. Educação Inclusiva.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da formação de professores na Educação Especial Inclusiva do Distrito Federal. Com base nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, e dos sentidos construídos por professores da secretaria de estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF. Foram aplicados 600 questionários com o retorno de 179 professores respondentes. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, os professores apontam valorização da formação dos professores para o contexto da inclusão escolar em três categorias: 1) valorização da atualização dos saberes; 2) condição necessária e imposta diante do novo contexto educacional; e, 3) as contradições da dimensão da especialização docente. Portanto, podemos considerar a formação de professores como elemento da profissionalidade docente e do trabalho, proporcionando aos alunos Público Alvo da Educação Especial o desenvolvimento da apropriação da cultura humana, autonomia e emancipação.

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Biografia do Autor

  • Loyane Guedes Santos Lima, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB, 2024), mestre em Educação, UnB (2019). Professora da Secretaria de Estado de Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – CNPQ/UnB Endereço Profissional: Secretaria de Estado de Educação – SEEDF. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Lima, L. G. S. (2024). O CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DO DISTRITO FEDERAL. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1419-1428. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12816