O DISCURSO SOBRE A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

produção científica da região Centro-Oeste (2015-2023)

Autores

  • Daniel Mendes da Silva Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Eladio Sebastián Heredero Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12826

Palavras-chave:

Acessibilidade, Barreiras, Educação Básica, Pessoa com deficiência

Resumo

Na cena social, as condições de acessibilidade podem ampliar as oportunidades do protagonismo e a qualidade da experiência da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Com fundamentação na teoria histórico-cultural, este estudo tem como objetivo identificar como o princípio da acessibilidade na educação básica vem sendo problematizado nas pesquisas científicas realizadas na região Centro-Oeste. Foram utilizadas as informações públicas sistematizadas pelo governo federal, especificamente, no catálogo de teses e dissertações da Capes. Os resultados encontrados indicam que a acessibilidade é uma temática em expansão na pesquisa científica no CO, porém, é preciso avançar nos estudos relacionados à educação básica.

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Biografia do Autor

  • Daniel Mendes da Silva Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Professor da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, MS, integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (GDHEESP/UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

  • Eladio Sebastián Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutor pela Universidade de Alcalá (Espanha). Professor visitante estrangeiro do PPGEDU/FAED da UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa GEPPEI-RI.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Silva Filho, D. M. da, & Heredero, E. S. (2024). O DISCURSO SOBRE A ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: produção científica da região Centro-Oeste (2015-2023). Eventos Pedagógicos, 15(3), 1446-1457. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12826