O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS NO MS

a questão linguística

Autores

  • Luciana Lopes Coelho Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12838

Palavras-chave:

Escolarização de indígenas surdos, Ensino de línguas, Inclusão escolar

Resumo

Esta investigação discute a questão linguística que envolve o processo de escolarização de estudantes indígenas surdos em escolas de comunidades Guarani e Kaiowá, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta o discurso da política nacional de inclusão e da política linguística em territórios indígenas, bem como os discursos que circulam entre os gestores escolares e professores sobre as diferenças dos estudantes surdos e da escola indígena. O aporte teórico pós-crítico, analisa esses discursos que constituem a educação escolar indígena e o atendimento aos estudantes indígenas surdos, o que permiti verificar ainda a hegemonia da língua portuguesa no processo de escolarização de estudantes indígenas surdos e, principalmente, a valorização dessa língua nos materiais pedagógicos das escolas. Os resultados indicam a importância do ensino das línguas indígenas e portuguesa escritas sem qualquer hierarquização, como também produzir investigações sobre as línguas de sinais indígenas. Esses são saberes que potencializam o processo de aprendizagem e inclusão escolar dos estudantes surdos em igualdade de condições em territórios indígenas.

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Biografia do Autor

  • Luciana Lopes Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutora em Educação (UFGD, 2019), professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

  • Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutora em Ensino da Educação Brasileira (UNESP, 2005), professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Educação e Diversidade. Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Coelho, L. L., & Bruno, M. M. G. (2024). O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS NO MS: a questão linguística. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1476-1491. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12838