O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES INDÍGENAS SURDOS NO MS
a questão linguística
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12838Palavras-chave:
Escolarização de indígenas surdos, Ensino de línguas, Inclusão escolarResumo
Esta investigação discute a questão linguística que envolve o processo de escolarização de estudantes indígenas surdos em escolas de comunidades Guarani e Kaiowá, localizadas no estado de Mato Grosso do Sul. Apresenta o discurso da política nacional de inclusão e da política linguística em territórios indígenas, bem como os discursos que circulam entre os gestores escolares e professores sobre as diferenças dos estudantes surdos e da escola indígena. O aporte teórico pós-crítico, analisa esses discursos que constituem a educação escolar indígena e o atendimento aos estudantes indígenas surdos, o que permiti verificar ainda a hegemonia da língua portuguesa no processo de escolarização de estudantes indígenas surdos e, principalmente, a valorização dessa língua nos materiais pedagógicos das escolas. Os resultados indicam a importância do ensino das línguas indígenas e portuguesa escritas sem qualquer hierarquização, como também produzir investigações sobre as línguas de sinais indígenas. Esses são saberes que potencializam o processo de aprendizagem e inclusão escolar dos estudantes surdos em igualdade de condições em territórios indígenas.
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