EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E JUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO A ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.12839Palavras-chave:
Educação, Acessibilidade, Inclusão, Pessoas com deficiênciaResumo
Este artigo trata da judicialização da acessibilidade para pessoas com deficiência. O direito a acessibilidade garante, aos demandantes, autonomia, cidadania e participação social. Mesmo esse sendo um direito fundamental os cidadãos, ainda são privados de viver de forma plena, devido à precariedade com que os recursos acessíveis são disponibilizados. Por meio da análise de decisões judiciais verifica-se inadimplência às normas e que as pessoas precisam recorrer ao judiciário para fazer valer seus direitos. Reflexões sobre disponibilização e qualidade da acessibilidade são importantes para que se possa cobrar socialmente para não precisar recorrer a via judicial as melhorias no serviço.
Downloads
Referências
Associação Brasileira De Normas Técnicas (ABNT). NBR 9050/2015: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://acessibilidade.unb.br/images/PDF/NORMA_NBR-9050.pdf. Acesso em: 02 out. 2024.
AYALA, L. A. APP-ACESSA-PCDA: Aplicativo de smartphones para mapeamento, informação e avaliação de acessibilidade para pessoas surdas e pessoas com deficiência auditiva em equipamentos sociais públicos de cidadania. 2023. 364 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados MS, 2023.
BRASIL, 2004, Decreto n. 5.296, de 2 de dez. de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília: Presidência da República [2024]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 2 abr. 2024.
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília: Presidência da República [2015]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 2 abr. 2024.
BRASIL, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Comitê Nacional em Direitos Humanos – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/2191-plano-nacional-pdf/file. Acesso em: 05 nov. 2024.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República, [2024]. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 29 set. 2024.
BRASIL. Decreto n. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Brasília: Presidência da República, 2009.
BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasil: Diário Oficial da União, 2004.
BRASIL. Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2000.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 25 de abril de 2002.
BRASIL. Lei nº 13.146/2015. Lei brasileira de Inclusão. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146. Acesso em: 2 jun. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Evolução da educação especial no Brasil. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/brasil.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.
CONCEITO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/risco/. Acesso em: 2 out. 2024.
DEZINHO, Mariana. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para Avaliação de Legendas para Surdos: Aplicativo App-Eal. 2020. 364 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, 2020.
JUSBRASIL. Informação jurídica que transforma. São Paulo: Jusbrasil, 2021. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/. Acesso em: 2 jun. 2024.
LOUGHBOROUGH, W. A acessibilidade é um direito, não um privilégio. In: GIL, M. Acessibilidade, Inclusão Social e Desenho Universal: Tudo a Ver. 22/10/2006, 8 p. Disponível em: http://www.bengalalegal.com. Acesso em: 5 out. 2024.
SANTOS, Maria de Lourdes dos SANTOS, Reinaldo dos. TV Legislativa: TV Câmara de Ribeirão Preto e Accountability. In: SANTOS, Maria de Lourdes dos SANTOS, Reinaldo dos (Orgs). O CAJADO DE MENTOR: mídia, eleições e coronelismo eletrônico no Brasil. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2017. p. 115-134.
SANTOS, Reinaldo dos; NASCIMENTO, Grazielly Vilhalva Silva do. Educação, Inclusão e TICs. São Leopoldo: Oikos, 2017.
SANTOS, Reinaldo. ACESSA-PCD (Avaliação Comunitária de Equipamentos Sociais e Serviços com Acessibilidade para Pessoas Com Deficiência): desenvolvimento de aplicativo de smartphones para avaliação e informação de acessibilidade em equipamentos sociais públicos. Universidade Federal da Grande Dourados. 2020 (projeto maior).
SINAL LINK ACESSIBILIDADE. As 7 principais Barreiras que impendem a inclusão de pessoas com deficiência. Disponível em: https://www.sinallink.com.br/blogpost/as-7-principais-barreiras-que-impendem-a-inclusão-de-pessoas-com-deficiencia. Acesso em: 2 dez. 2024.
TREVISAN, Sueli; MARTINS, Vanessa Regina. Enem em Libras e a avaliação da educação básica pelo olhar dos surdos. Intellectus Revista Acadêmica Digital, [S. l.], v, 59, n. 1, 2020. Disponível em: http://www.revistaintellectus.com.br/artigos/68.823.pdf. Acesso em: 20 ago. 2024.
VIVARTA, Veet. (org) Mídia e deficiência. Brasília: Andi: Fundação Banco do Brasil. (Série Diversidade). 2003. Disponível em: https://andi.org.br/publicacoes/midia-e- deficiencia/. Acesso em: 2 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.