Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

diálogos com Alexandra Ayach Anache

Autores

  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Washington César Shoiti Nozu Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13148

Palavras-chave:

Entrevista, v. 15, n. 3, ago./dez. 2024, Educação Especial

Resumo

Entrevista, realizada com a Profa. Dra. Alexandra Ayach Anache, referência nacional na área da Educação Especial, professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e integrante de importantes entidades científicas, como a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) – da qual foi presidente na gestão 2018-2020, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Na entrevista, intitulada “EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um diálogo com Alexandra Ayach Anache", a entrevistada discorre sobre o que lhe motivou para a área da Educação Especial, sobre a compreensão da Educação Especial no contexto da Educação Geral e na perspectiva da Educação Inclusiva, sobre política, formação e práticas relacionadas à Educação Especial, além de outras questões. A entrevista foi conduzida pelo Prof. Dr. Washington Cesar Shoiti Nozu, professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP, 1997). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação Especial na Universidade de Brasília (UnB, 2007) e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2020). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

  • Washington César Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD, 2017). Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação Social Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2020). Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI). Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 

Referências

[sem referências].

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Anache, A. A., & Nozu, W. C. S. (2024). Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: diálogos com Alexandra Ayach Anache. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1511-1517. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13148