LITERATURA ÉTNICO RACIAL

uma perspectiva de alfabetização

Autores

  • Aline Cruz Landim Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13168

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura e literatura infantil, Literatura étnico-racial

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo realizado na Escola Municipal Educação Básica do município de Sinop-Mato Grosso, com o objetivo de verificar a presença da literatura infantil étnico-racial. A pesquisa baseou-se nos pressupostos teóricos de:  Ana Luiza Bustamante Smolka, Paulo Freire, Fanny Abramovich, Nelson Maldonado Torres, Dirlei Zafonato, entre outros. Quanto a abordagem foi qualitativa de questionários direcionado aos sete professores respondentes no ano de 2023 e 2024. Os resultados obtidos na escola pesquisada demonstram que a literatura étnico-racial está sendo gradualmente inserida nas aulas dos anos iniciais da alfabetização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Cruz Landim, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2 Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

ABRAMOVICH, Fany. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 4ª ed., São Paulo: Scipione, 1997.

CAMPOS, Wagner Ramos. Os griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil negra nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 270f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, RJ. Editora Paz e Terra, 1987

ZAFONATO, Dirlei. Literatura na escola: a figura do negro nas obras literárias do cantinho da leitura. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 29–41, 2020. DOI: 10.30681/reps.v11i1.10260. Acesso em: 14 ago. 2024.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Landim, . A. C. (2024). LITERATURA ÉTNICO RACIAL: uma perspectiva de alfabetização. Eventos Pedagógicos, 15(3), 983-990. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13168