AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR

Autores

  • Aline Aparecida Damazio de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13169

Palavras-chave:

Transtorno Opositor Desafiador, Inclusão, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender as relações pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno Opositor Desafiador e as dimensões que influenciam sua socialização no espaço escolar. O trabalho foi elaborado com a abordagem qualitativa, no método estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais da educação da cidade de Cláudia, Mato Grosso, no fim do segundo semestre de 2023, além de uma observação em uma sala de aula. Este artigo teve como embasamento teórico os autores Gustavo Teixeira e Larissa Calixto Mendes. Concluiu-se que é necessário capacitação profissional sobre este transtorno para os profissionais da educação, fundamental para um bom desempenho escolar deste estudante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aline Aparecida Damazio de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A.J. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. Cadernos de Pesquisa São, Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/BdSdmX3TsKKF3Q3X8Xf3SZw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 out. 2024.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSICOLOGIA - APA –. Manual Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais: DSM-5. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. Porto Alegre: Artmed, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MENDES, L.C. Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador. Eventos Pedagógicos. Matemática e suas interfaces com o ensino, v. 13 n. 2. 2022. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/index.

SILVA, T. C. G. Transtorno Opositor Desafiador: como enfrentar o TOD na escola. 48f. Monografia (Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva). Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/53309.pdf. Acesso em: 2 out. 2024.

TEIXEIRA, G. O reizinho da casa: Manual para pais de crianças positivas, desafiadoras e desobedientes. Rio de Janeiro: Best-seller, 2014.

Downloads

Publicado

23-12-2024

Como Citar

Oliveira, A. A. D. de. (2024). AS PRÁTICAS EDUCATIVAS E OS OBSTÁCULOS DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR. Eventos Pedagógicos, 15(3), 973-982. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13169