REFLEXÕES PEDAGÓGICAS VOLTADAS AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13173Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Ensino superior, Práticas pedagógicasResumo
A abordagem do seguinte artigo tem como enfoque os estudantes com transtorno do espectro autista nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Mato Grosso, onde focalizou as práticas pedagógicas que foram atribuídas a esses estudantes com autismo. Foi utilizado método o estudo de caso para abordagem do assunto, por meio de entrevistas que teve como sujeitos do artigo os estudantes com transtorno do espectro autista, no âmbito da universidade estadual do Mato Grosso no primeiro semestre do ano de 2024.Onde obtiveram resultados positivos em questão do apoio pedagógico da universidade, podemos dizer que a universidade é praticante da inclusão e oferece apoio a esses estudantes.
Downloads
Referências
BRUGNERA, E. D.; DIAS, M.A.D. Inclusão de alunos com deficiência no campus da Unemat de Sinop: percepção da educação em tempos de pandemia REP’s. Eventos Pedagógicos, [S/I] v. 14, n. 2(36. ed.), p.408-423, jun./jul.2023 Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/12036. Acesso em: 6 nov. 2024.
CORREIA, L. M. Educação inclusiva ou educação apropriada? In: RODRIGUES, D. (Org.). Educação e diferença. pp. 125-142. Porto: Porto Editora, 2001.
CORREIA, L. M. A filosofia da inclusão. In: CORREIA, L. M. (Org.). Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. pp. 11-37. Porto: Porto Editora, 2005.
KANNER, Leo. Autistic Disturbances of Affective Contact. Nervous Child, n. 2, p. 217-250, 1943.
SILVEIRA, Patrícia Tusset da; DONIDA, Lais Oliva; SANTANA, Ana Paula. Inclusão e permanência de universitários com diagnóstico de transtorno do espectro autista: discussões acerca de barreiras linguísticas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, p. 659-675, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TH57DrKJHRCHqksd3SJfDLD/?lang=pt&format=html. Acesso em: 6 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.