ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13174Palavras-chave:
Síndrome de Down, Alfabetização, Educação inclusivaResumo
Esse artigo analisa a alfabetização de uma criança com Síndrome de Down nos primeiros três anos do ensino fundamental e como acontece o seu processo de ensino e aprendizagem, bem como, as dificuldades enfrentadas por ela e pelas professoras no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas com 3 professoras de sala comum, do Atendimento Educacional Especializado e diário de campo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Ana Aparecida O. M. Barby, Sandra R. K. Guimarães, Carla L. B. Vestena, entre outros. Concluiu-se que independentemente das suas limitações, todo aluno com Síndrome de Down tem capacidade de desenvolver suas habilidades quando o processo de ensino-aprendizagem é realizado de forma assertiva e em conjunto com escola, família e comunidade.
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