ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

um estudo de caso

Autores

  • Camila Andrade Tarlei de Assunção Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13174

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Alfabetização, Educação inclusiva

Resumo

Esse artigo analisa a alfabetização de uma criança com Síndrome de Down nos primeiros três anos do ensino fundamental e como acontece o seu processo de ensino e aprendizagem, bem como, as dificuldades enfrentadas por ela e pelas professoras no contexto escolar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa mediante entrevistas com 3 professoras de sala comum, do Atendimento Educacional Especializado e diário de campo. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Ana Aparecida O. M. Barby, Sandra R. K. Guimarães, Carla L. B. Vestena, entre outros. Concluiu-se que independentemente das suas limitações, todo aluno com Síndrome de Down tem capacidade de desenvolver suas habilidades quando o processo de ensino-aprendizagem é realizado de forma assertiva e em conjunto com escola, família e comunidade.

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Biografia do Autor

  • Camila Andrade Tarlei de Assunção, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Assunção, C. A. T. de. (2024). ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN: um estudo de caso. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1011-1019. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13174