OS EFEITOS DO ASSÉDIO MORAL PARA A VIDA ACADÊMICA

Autores

  • Izamara Oliveira Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13176

Palavras-chave:

Assédio moral, Ambientes escolares, Relação professor e aluno

Resumo

Este artigo aborda como o assédio moral sofrido na infância é prejudicial para o ensino e aprendizado e como as limitações causadas por essas ocorrências podem afetar nos estudos em nível de graduação. A presente pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas feita com alunos no Campus Universitário de Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso, no ano de 2024. A fundamentação teórica se baseou-se Marie-France Hirigoyen, Maria Ester de Freitas. Compreendemos que grande parte dos entrevistados afirma ter sofrido assédio moral e presenciado essa situação. Conclui-se que o assédio moral nos anos iniciais é um problema grave e pode afetar o aprendizado de muitos estudantes e que infelizmente muita das vezes a família não tem entendimento do assunto e passa despercebido.

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Biografia do Autor

  • Izamara Oliveira Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Mendes, I. O. (2024). OS EFEITOS DO ASSÉDIO MORAL PARA A VIDA ACADÊMICA. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1068-1078. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13176