A LIBRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: mediações pedagógicas inclusivas e ações curriculares

Autores

  • Natália Rosas Bregolato Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13180

Palavras-chave:

Mediações pedagógicas inclusivas, Ações curriculares, Libras, Capacitação docente

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as mediações pedagógicas inclusivas e ações curriculares por parte dos docentes da instituição voltadas para acadêmicos surdos no curso de Pedagogia da Unemat, utilizando a Língua Brasileira de Sinais como base. A metodologia empregada/adotada foi um estudo de caso com abordagem qualitativa. A princípio um dos principais resultados indicam que há uma carência de formação contínua dos professores na área de Libras/Educação especial no curso de pedagogia, o que prejudica a inclusão efetiva dos acadêmicos surdos. Por se tratar de um processo em andamento a conclusão parcial é que se faz necessário melhorar a capacitação docente e adaptar as práticas pedagógicas para promover uma inclusão mais eficiente e equitativa.

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Biografia do Autor

  • Natália Rosas Bregolato, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Bregolato, N. R. (2024). A LIBRAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NO CURSO DE PEDAGOGIA: mediações pedagógicas inclusivas e ações curriculares. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1098-1104. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13180