TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ambientes e desafios
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13181Palavras-chave:
Educação Infantil, Recursos pedagógicos, Tecnologias de informação e comunicação.Resumo
O presente artigo aborda como são trabalhadas as tecnologias de informação e comunicação na educação infantil. Objetivou-se explorar os alcances pedagógicos, os desafios enfrentados e a concepções dos educadores. Fundamentou-se teoricamente em Ladislau Dowbor, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, José Armando Valente. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, mediante a entrevista semiestruturada, realizadas com docentes em uma escola particular do município de Sinop-MT, no ano de 2023. Identificou-se que que os alcances pedagógicos e as ações que envolvem as Tecnologias da Informação e da Comunicação oferecem uma variedade de recursos visuais, auditivos e feedbacks.
Downloads
Referências
AUSTRALIAN CURRICULUM, ASSESSMENT AND REPORTING AUTHORITY (ACARA). Australian curriculum: technologies. Australian Curriculum, Assessment and Reporting Authority, 2015. Disponível em: https://www.acara.edu.au/curriculum/learning-areas-subjects/technologies. Acesso em: 11 nov. 2023.
ALMEIDA, M. E. B. Proinfo: Informática e Formação de Professores. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 2000.
ANDRADE. G. do C. A formação dos professores para o uso das TICs na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora/MG. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, 2013. Juiz de Fora: UFJF, 2013.
DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.
MOORE, M. KEARSKEY, G. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo/SP: Thomson, 2007.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SAMPAIO, M. N. (org.). Alfabetização tecnológica do professor. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes,1999.
SILVA, M, et al. Integração de tecnologia na educação: proposta de modelo para capacitação docente inspirada no tpack. Educ. rev., v. 37, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/gzgFdTsmv9vGmKNQnFPQLQF/?lang=pt. Acesso em: 8 maio 2024.
SOUZA, Poliana Moggi. O professor e a utilização das tecnologias no contexto escolar. Revista Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 7, n.2(19. ed.), p. 525-540, jun./jul.2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9830/6112. Acesso em: 09 ago. 2024.
SOFFNER, Renato K. As tecnologias da inteligência e a educação como desenvolvimento humano. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, 20o5. Campinas: Unicamp, 2005.
TIELLET, C. A. et al. Atividades digitais: seu uso para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Revista CINTED-UFRGS, v. 5, n. 1, jul./2007. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14152/8087. Acesso em: 13 abr. 2024.
VALENTE, J. A.. (Org.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.