CORPOS EXAUSTOS E MENTES SILENCIADAS
a cultura do adoecimento psíquico
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v16i1.13917Palavras-chave:
Saúde mental, Fatores sociais, culturais e econômicos, Cultura do desempenhoResumo
O Ensaio intitulado "Corpos exaustos e mentes silenciadas: a cultura do adoecimento psíquico", de autoria de Vanusa Meneghel, aborda a evolução do conceito de saúde mental sob uma perspectiva histórico-crítica, destacando a influência de fatores sociais, culturais e econômicos. A autora, com sólida formação acadêmica e experiência em psicologia e estudos culturais, explora como a pressão por produtividade e a cultura do desempenho têm contribuído para o adoecimento psíquico na contemporaneidade. Argumenta que a saúde mental, assim como a saúde em geral, não deve ser vista apenas como ausência de doença, mas como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde em 1948. A partir de uma análise crítica, utiliza as contribuições de pensadores como Byung-Chul Han e Michel Foucault para desvelar como as normas sociais e culturais contemporâneas impactam a saúde mental, promovendo um debate que vai além do campo biomédico e engloba as políticas públicas e as práticas sociais. Este ensaio é essencial para compreendermos que a saúde mental é um campo em constante formação, influenciado por discursos e práticas que precisam ser constantemente questionados e reavaliados para garantir o bem-estar integral da população.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília, DF, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 12 abr. 2025.
BOORSE, C. A rebuttal on health, pp. 1-134. In: HUMBER, J.; ALMENDER, J.; ALMENDER, R. (eds.). What is disease? Human Press, Nova Jersey. 1997.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
DONNANGELO, C. Saúde e sociedade. São Paulo, Duas Cidades, 1979.
FOUCAULT, M. História da loucura: na idade clássica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
HAN, B-C. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Declaração do México. OMS, Cidade do México, 2000.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição. Genebra: OMS, 1948.
WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. São Paulo: Zahar, 2010.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). The Ottawa charter for health promotion. Geneve: WHO; 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.
