O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas

Autores

  • Danielle Prado de Oliveira Roelles Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6320

Palavras-chave:

Ambientes não escolares, Educação em comunidades indígenas, Associação UNIEDAS

Resumo

O presente artigo relata as contribuições pedagógicas para a comunidade indígena terena do norte mato-grossense por meio da associação UNIEDAS, tendo como objetivo enfatizar a relevância da educação em ambientes não escolares. A pesquisa foi fundamentada teoricamente em Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Alceu Zoia. A metodologia baseou-se em abordagem qualitativa mediante entrevistas semiestruturadas com cinco sujeitos representativos envolvidos com a proposta, realizadas no segundo semestre de 2021. Concluiu-se que a educação está envolvida em toda a sociedade de modo geral, e o quanto é importante a educação em instituições não escolares em lugares de difícil acesso, como as comunidades indígenas.

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Biografia do Autor

  • Danielle Prado de Oliveira Roelles, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

ACÇOLINI, G. Protestantismo à moda terena. Dourados/MS: Editora UFGD, 2015.

BITTENCOURT, C. M. F; LADEIRA, M.E. A história do povo Terena. Brasília: MEC; São Paulo: USP/CTI, 2000.

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. 15ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

ZOIA, A. A comunidade indígena Terena do Norte do Mato Grosso: infância, identidade e educação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Roelles, D. P. de O. . (2022). O acesso à educação através de ambientes não escolares em comunidades indígenas. Eventos Pedagógicos, 13(2), 238-248. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6320