O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos

Autores

  • Andressa Lays Alves Lopes dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6322

Palavras-chave:

Alfabetização, Bilíngue, Surdos, Professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.

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Biografia do Autor

Andressa Lays Alves Lopes dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Santos, A. L. A. L. dos. (2022). O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Eventos Pedagógicos, 13(2), 216–226. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6322