Creches corporativas:

um estudo de caso em uma empresa no município de Sinop

Autores

  • Eliane Cristine da Silva Alves Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6324

Palavras-chave:

Creche no Trabalho, Infância, Mãe trabalhadora, Âmbito afetivo

Resumo

O presente artigo apresenta a concepção e a organização de uma creche no ambiente de trabalho. O referencial teórico desta pesquisa se baseia em Moysés Kuhlmann Jr. e Zilma de Moraes Oliveira. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa, por meio de questionários aplicados à professora responsável pela creche corporativa, para as mães e para o Diretor da instituição, na cidade de Sinop, Mato Grosso, no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam que a creche corporativa apresenta uma estrutura com ambiente adequado para as crianças viverem suas infâncias, e que a mesma colabora para um melhor desempenho das mães trabalhadoras em suas funções laborais e em seu âmbito afetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Cristine da Silva Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica: Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

FREIRE, Adriani Pinheiro. Formação de educadores em serviço: construindo sujeitos, produzindo singularidades. In: KRAMER, Sonia. et al. Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 2002.

KUHLMANN JR. Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 2015.

NUNES, Brasilmar Ferreira. Sociedade e infância no Brasil: Brasília: Universidade de Brasília, 2003.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes. Apresentação In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes, et al. Creches: crianças faz de conta & cia. Petrópolis: Vozes, 1992.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes. Como cada um de nós chegou a ser o que é hoje?

In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes, et al. Creches: crianças faz de conta & cia Petrópolis: Vozes, 1992.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Alves, E. C. da S. . (2022). Creches corporativas:: um estudo de caso em uma empresa no município de Sinop. Eventos Pedagógicos, 13(2), 249–260. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6324