Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador

Autores

  • Larissa Calixto Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Palavras-chave:

Transtorno Opositor Desafiador, TOD, Educação Especial

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.

Biografia do Autor

Larissa Calixto Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30/06/2022