Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6326Palavras-chave:
Transtorno Opositor Desafiador, TOD, Educação EspecialResumo
Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.
Downloads
Referências
AGOSTINI, V. L. M. L., SANTOS, W.D. V. Transtorno desafiador de oposição e suas comorbidades: um desafio da infância à adolescência. Psicologia.pt. fevereiro 2018. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1175.pdf. Acesso em: 12 de dezembro de 2019.
APA – AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução de Maria Inês Corrêa Nascimento. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BARBACENA, M. M., et al. Nível cognitivo e transtorno do desenvolvimento da coordenação: estudo com escolares de 7 a 10 anos de idade. Cad. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 27, n. 3, p. 534-544, set. 2019. Disponível em http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1839. Acesso em: 12 dez. 2019.
TEIXEIRA, G. Terapêutica medicamentosa no transtorno desafiador opositivo. Arquivos brasileiros de psiquiatria, neurologia e medicina legal, v 100, n. 2, abr./maio/jun. 2006. Disponível em: http://www.comportamentoinfantil.com/tdo1.pdf. Acesso em: 11 dez 2019.
TEIXEIRA, G. O Reizinho da Casa: manual para pais de crianças positivas, desafiadoras e desobedientes. Rio de Janeiro: Best Seller. 2014.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VERGÉS, M. R. M., SANA, M. A. Limites e indisciplina na educação infantil. 3º ed. São Paulo: Alínea, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.