Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador

Autores

  • Larissa Calixto Mendes Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6326

Palavras-chave:

Transtorno Opositor Desafiador, TOD, Educação Especial

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.

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Biografia do Autor

Larissa Calixto Mendes, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Educação e Linguagem (FAEL). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Mendes, L. C. (2022). Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador. Eventos Pedagógicos, 13(2), 272–281. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6326