Leitura no processo de ensino e aprendizagem:

contação de história

Autores

  • Sabrina Lorraina e Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6328

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Contação de história, Educação infantil

Resumo

O presente artigo aborda a leitura na perspectiva de contação de história no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. A questão central se pautou em entender sob que condições a contação de história potencializa o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos cognitivos, intelectuais, afetivos e sociais. Para realizar o processo de discussão e análise, pautamo-nos pelos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, e pelos autores Nely Novaes Coelho e Paulo Freire. A metodologia compreende uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com os professores da Educação Infantil. A pesquisa constata a importância da contação de história no desenvolvimento infantil, sendo agente potencializador no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabrina Lorraina e Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

AGUIAR, Gabriela Azevedo. Breve panorama sobre a primeira infância no Brasil. Rio de Janeiro: Promundo, 2006.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 3 jun. 2022.

COELHO, Betty. Contar histórias: uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2002.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone. 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

ZILBERMAN, Regina, A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Silva, S. L. e. (2022). Leitura no processo de ensino e aprendizagem:: contação de história. Eventos Pedagógicos, 13(2), 304–315. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6328