A inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil:

um estudo de caso

Autores

  • Sandra Maria de Araujo Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6329

Palavras-chave:

Inclusão, Paralisia cerebral, Prática docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do processo de inclusão de uma criança com paralisia cerebral na educação infantil. O embasamento teórico deu-se a partir dos seguintes autores: Strieder e Zimmermann Maria Teresa Eglér Mantoan. A metodologia utilizada foi Estudo de Caso, com observação in loco do ambiente escolar e da relação desta criança com seus pares, bem como informações coletadas com a sua mãe para melhor compreender o histórico desta criança. Concluiu-se que a educação inclusiva deve se dar mediante o apoio pedagógico aos docentes, com material e estrutura física adequada, além de capacitação, para que assim, os mesmos possam auxiliar no desenvolvimento do aluno que necessita de atenção especial.

 

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Biografia do Autor

Sandra Maria de Araujo Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), Câmpus de Sinop. Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Nascimento, S. M. de A. (2022). A inclusão da criança com paralisia cerebral na educação infantil:: um estudo de caso. Eventos Pedagógicos, 13(2), 316–325. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6329