A importância da relação pedagógica entre professor e aluno nas aulas de reforço escolar

Autores

  • Tainá Coutinho da Silva Coleto Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Palavras-chave:

Sala de reforço, Aprendizado, Relações pedagógicas

Resumo

O presente artigo relata as relações pedagógicas promovidas no processo de leitura e escrita com alunos em sala de reforço escolar em anos iniciais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico da pesquisa, baseou-se em Cipriano Carlos Luckesi, Dermeval Saviani e Jaime Cordeiro. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e questionário respondido pela docente de uma turma do terceiro ano, realizada no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam para a suma importância do reforço escolar tendo em vista uma significativa mudança, tanto intelectual quanto pessoal, no desenvolvimento dos alunos que frequentaram o mesmo.

Biografia do Autor

Tainá Coutinho da Silva Coleto, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de Formação: formação de professores - didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 9, 2011, p. 66-79.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SAVIANI. D. Saber escolar, currículo e didática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30/06/2022