A importância da relação pedagógica entre professor e aluno nas aulas de reforço escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6330Palavras-chave:
Sala de reforço, Aprendizado, Relações pedagógicasResumo
O presente artigo relata as relações pedagógicas promovidas no processo de leitura e escrita com alunos em sala de reforço escolar em anos iniciais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico da pesquisa, baseou-se em Cipriano Carlos Luckesi, Dermeval Saviani e Jaime Cordeiro. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e questionário respondido pela docente de uma turma do terceiro ano, realizada no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam para a suma importância do reforço escolar tendo em vista uma significativa mudança, tanto intelectual quanto pessoal, no desenvolvimento dos alunos que frequentaram o mesmo.
Downloads
Referências
CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de Formação: formação de professores - didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 9, 2011, p. 66-79.
LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
SAVIANI. D. Saber escolar, currículo e didática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.