A importância da relação pedagógica entre professor e aluno nas aulas de reforço escolar

Autores

  • Tainá Coutinho da Silva Coleto Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6330

Palavras-chave:

Sala de reforço, Aprendizado, Relações pedagógicas

Resumo

O presente artigo relata as relações pedagógicas promovidas no processo de leitura e escrita com alunos em sala de reforço escolar em anos iniciais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico da pesquisa, baseou-se em Cipriano Carlos Luckesi, Dermeval Saviani e Jaime Cordeiro. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo na modalidade estudo de caso e questionário respondido pela docente de uma turma do terceiro ano, realizada no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa apontam para a suma importância do reforço escolar tendo em vista uma significativa mudança, tanto intelectual quanto pessoal, no desenvolvimento dos alunos que frequentaram o mesmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tainá Coutinho da Silva Coleto, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

Referências

CORDEIRO, J. A relação pedagógica. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Caderno de Formação: formação de professores - didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 9, 2011, p. 66-79.

LAKATOS, E. M., MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1996.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LUCKESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LUDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

SAVIANI. D. Saber escolar, currículo e didática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

30-06-2022

Como Citar

Coleto, T. C. da S. (2022). A importância da relação pedagógica entre professor e aluno nas aulas de reforço escolar. Eventos Pedagógicos, 13(2), 339-348. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6330