Transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental:

uma análise do plano de transição de Lucas do Rio Verde - MT

Autores

  • Sumaia Kellen Barboza Cavichioli Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6348

Palavras-chave:

Transição Escolar, Educação infantil, Ensino fundamental, Escola, Lucas do Rio Verde

Resumo

Toda criança inserida no ambiente educacional vai passar por momentos de transição escolar, que envolvem a troca de escola, de professores e mudanças no perfil de ensino-aprendizagem. Neste artigo, o foco está em analisar como ocorre a orientação e/ou preparação pedagógica no movimento de transição do ensino infantil para o ensino fundamental analisando de forma específica os desafios e as estratégias de transição a partir do Plano de Lucas do Rio Verde. Para tal, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir da qual identificou-se que o município em questão aplica diversas estratégias indicadas na literatura, incluindo monitoramento e acompanhamento.

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Biografia do Autor

Sumaia Kellen Barboza Cavichioli, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN). Sinop, Mato Grosso Brasil.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Cavichioli, S. K. B. (2022). Transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental:: uma análise do plano de transição de Lucas do Rio Verde - MT. Eventos Pedagógicos, 13(2), 326–338. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6348