Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas

Autores

  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6367

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Provas empíricas e teóricas, Apreensões, olhares e desconstrução dimensional, Professores de Matemática

Resumo

Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, que teve como objetivo analisar a articulação das diferentes apreensões, olhares e a desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas no trabalho com proposições geométricas. Essa articulação se torna importante, para o ensino e a aprendizagem da geometria, ao ser caracterizada como elemento essencial para aprendizagem na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, adotamos elementos da engenharia didática como metodologia de pesquisa. Como resultado, observamos, por parte dos professores envolvidos, um forte apelo à utilização da apreensão perceptiva e a necessidade de valorização do desenvolvimento do olhar inventor, bem como a necessidade de favorecer o transitar entre as diferentes dimensões nas construções.

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Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM). Membro do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

30-06-2022

Como Citar

Trevisan, E. P. (2022). Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas. Eventos Pedagógicos, 13(2), 357–381. https://doi.org/10.30681/reps.v13i2.6367