Apreensões, olhares e desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas

Autores

  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palavras-chave:

Ensino de geometria, Provas empíricas e teóricas, Apreensões, olhares e desconstrução dimensional, Professores de Matemática

Resumo

Apresentamos aqui os resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de professores de matemática, que teve como objetivo analisar a articulação das diferentes apreensões, olhares e a desconstrução dimensional no processo de construção de provas empíricas e teóricas no trabalho com proposições geométricas. Essa articulação se torna importante, para o ensino e a aprendizagem da geometria, ao ser caracterizada como elemento essencial para aprendizagem na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Para tanto, adotamos elementos da engenharia didática como metodologia de pesquisa. Como resultado, observamos, por parte dos professores envolvidos, um forte apelo à utilização da apreensão perceptiva e a necessidade de valorização do desenvolvimento do olhar inventor, bem como a necessidade de favorecer o transitar entre as diferentes dimensões nas construções.

Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM). Membro do Grupo de Estudos em Ciências Naturais e Matemática (GECINMAT). Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ARTIGUE, Michele. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean. Didática das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 193-217.

DUVAL, Raymond. Les conditions conitives de l’aprentissage de La geometrie: développement de La visualisation, différenciation dês raisonnements et coordination de leus fonctionnements. Annales de Didactique e de Sciences Cognitives, n. 10 p. 5-53, 2005.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar Matemática de outra forma, entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: Editora PROEM, 2011.

DUVAL, Raymond. Abordagem cognitiva de problemas de Geometria em termos de congruência. REVEMAT, Florianópolis, v. 7. n. 1, p. 118-138, 2012.

DUVAL, Raymond. Rupturas e Omissões entre manipular, ver, dizer e escrever: história de uma sequência de atividades em Geometria. In: BRANDT, Celia Fink e MORETTI, Mércicles Thadeu (Org.) As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na educação matemática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p. 15-38.

HILLESHEIM, Selma Felisbino; MORETTI, Méricles Thadeu. Elementos transversais para a aprendizagem da Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de currículo possível. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70277. Acesso em: 14 out. 2021.

KUMMER, Tarcísio; MORETTI, Mércicles Thadeu. Processos Psicológicos na construção do conhecimento matemático. Revista ARETÉ, Manaus, v. 9, n. 8, p. 100-114, jan./jul. 2016.

MORETTI, Mércicles Thadeu. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da Geometria. Acta Scientiae. Canoas/RS, v. 15, n. 2, p. 289-303, 2013.

OSORIO, Victor Larios. La construcción continua de la demosntración como médio para enseñar y aprender a validar matemáticamente. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática – CIAEM, 14, 2015, p. 1-15. Chiapas, México. Anais [...] Chiapas: Universidad Autónoma de Chiapas, 2015. Disponível em: http://xiv.ciaem-redumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/729/312. Acesso em 10 dez. 2020.

TORREGROSA, Germán., QUESADA Humberto. Coordinacíon de procesos cognitivos em geometria. Revista Latinoamericana de Investigação em Matemática Educativa, México, v. 2, n. 10, p. 275-300, 2007.

Downloads

Publicado

30/06/2022