Evasão e permanência na educação superior a distância na américa latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.6487

Palavras-chave:

Evasão, Permanência, Ensino Superior, Educação a Distância, Estado do Conhecimento

Resumo

Este estudo refere-se a uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que aborda a evasão e permanência discente na educação superior a distância no contexto latino-americano. O levantamento de dados ocorreu através da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no período entre 2013 e 2021, e nos anais do Congresso Latino-Americano sobre o Abandono na Educação Superior, em suas edições de 2011 a 2021. Frente à diversidade de contextos apresentados aponta-se para a necessidade de maior implicação das Instituições de Ensino Superior na constituição de políticas para favorecer a permanência e diplomação dos estudantes, especialmente na Educação a Distância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Sereno Soso, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021), Licenciado em Física pela Universidade de Passo Fundo (2017). Foi estagiário acadêmico (2017) como professor de Física na rede estadual de ensino de Passo Fundo/RS. Trabalhou como físico assistente na FM - Serviços de Física Médica de 2016 a 2017. Tem experiência nas áreas de Física e Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Educação a distância. Após a conclusão da pós-graduação venho me dedicando a adquirir conhecimentos em programação, tanto no que se refere ao desenvolvimento de softwares em geral quanto em possíveis interfaces com a educação.

  • Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com Bacharelado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Exerce atualmente a função de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada na PUCRS, onde é professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. É membro do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e do Grupo ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital. Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais digitais, ensino a distância, educação online, formação de professores e gestão educacional.

  • Karen Graziela Weber Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Mestre em Educação pela PUCRS. Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Especializada em: Pedagogias do Corpo e da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mídias na Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel, e Informática Instrumental para Professores de Educação Básica pela UFRGS. Atualmente, é bolsista CAPES de Doutorado e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE).

Referências

ARAUJO, Jaíne Gonçalves. Evasão na EAD: Um Survey com Estudantes do Curso de Licenciatura em Música a Distância da UnB. 2015. 109p. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de Brasília, Brasília – DF.

ARRUDA, Marina P.; SCHNEIDER, Eliane C. A. Formação humana e inclusão digital dos professores que atuam na educação à distância: aspectos relacionados ao abandono acadêmico do ensino superior. Congresso CLABES, 2012.

BARBOSA, Tais. A Permanência em um Curso de Pedagogia a Distância: um Estudo Piagetiano sobre o Interesse das Alunas. 2018. 219 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS.

BRANCO, Lílian S. A. Evasão na Educação a Distância: Pontos e Contrapontos à Problemática. 2019. 168p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade La Salle, Canoas – RS.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.

CABUYALES, Yazmina V.; CASTILLO, Sugeys; GRIFFIN, Yaizet; RODRÍGUEZ, Kexy. Aproximación al estudio de los factores que inciden en el abandono de las asignaturas virtuales en la Universidad Tecnológica de Panamá. Congresso CLABES, 2011.

CASTRO, Rafael P.; RODRIGUEZ, Javier M. El Abandono En La Educación Virtual Y A Distancia: El Caso De La Universidad Nacional Abierta Y A Distancia - UNAD, Colombia. Congresso CLABES, 2016.

ESTEBAN, María; BERNARDO, Ana; RODRÍGUEZ, Lucia; CEREZO, Rebeca; NUÑEZ, José C.; CASARAVILLA, Ana. Claves para facilitar el éxito en Entornos Virtuales de Aprendizaje. Congresso CLABES, 2016.

FARIA, Elaine T.; GIRAFFA, Lucia M. M.; NETTO, Carla; SANTOS, Bettina S. Estratégias para auxiliar a controlar a evasão em cursos virtuais: a experiência da PUCRS VIRTUAL. Congressos CLABES, 2011.

FERREIRA, Liliana S.; NEIRA, Edgar A. S.; SARAY, Claudia L.D.; BOHÓRQUEZ, William C.; TRIANA, Juliette A. Estrategia de consejería orientada a la permanencia estudiantil en un sistema de estudios a distancia. Congresso CLABES, 2017.

GOMES, Vanessa da Silva. Educação a distância: gestão e evasão na UFPB. 2017. 91 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa - PB.

GUIDOTTI, Viviane; VERDUM, Priscila. Fatores que influenciam a evasão e a permanência dos alunos de um curso pedagogia na modalidade ead. Congresso CLABES, 2013.

GUIMARÃES, Shirley M. M. Permanência discente: Gestão da EAD no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2017. 228 p. Dissertação (Mestrado profissional em Gestão Pública), Universidade de Brasília, Brasília - DF.

KAMPFF, Adriana J. C. Educação a distância: a mediação docente como fator de permanência. Congresso CLABES, 2017.

KOWALSKI, Alcimar R. Propostas para Minimizar a Evasão em Educação a Distância. 2020. 115p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias), Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba – PR.

LAHAM, Stelamary Aparecida Despincieri. Um Estudo sobre as possíveis causas de evasão no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB – UFSCAR em um Polo Presencial do Interior Paulista: percepção dos alunos. 2016. 105 p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Universidade Estadual Paulista, Araranguara – SP.

LARA, Hedry O.; SILVA, Jenny S.; GALEANO, Myriam O.; CARREÑO, Carlos C.; ARIZA, Adriana B. Estudio Factores Asociados A La Deserción Estudiantil En La Universidad Minuto De Dios De La Sede Virtual Y A Distancia. Congresso CLABES, 2017.

LEMOS, Lívia Teixeira. Traços de Personalidade e Persistência Discente em Cursos de Graduação na Modalidade a Distância. 2017. 143 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES.

LIMA, Edileide Santos. Evasão na modalidade a distância: um estudo no curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da UEMA. 2015. 182 p. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade), Universidade Federal do Maranhão, São Luís – MA.

MILLS, Charles Wright. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.

MIRANDA, Nivia Maria L. Discutindo sobre a Evasão em uma Licenciatura em Matemática a Distância. 2016. 111 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa – MG.

MOROSINI, Marília. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 101–116, 2014.

NETTO, Carla; GUIDOTTI, Viviane; SANTOS, Priscila Kohls dos. A Evasao Na EaD: Investigando Causas, Propondo Estratégias. Congresso CLABES, 2012.

RADIN, Marley Maria Tedesco. Limites da EAD para a Materialização do Direito à Educação: Estudo sobre a Evasão em um Polo do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. 2015. 111 p. Dissertação (Mestrado em Política Social), Universidade Católica de Pelotas, Pelotas – RS.

RÓS, Ariana da. O uso de traços comportamentais na explicação da persistência discente em cursos de licenciatura ofertados na modalidade a distância pela UFES. 2017. 153 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública), Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória – ES.

ROZAR, Andrezza. Fatores que Influenciam na Evasão: Estudo de Caso do Curso de Licenciatura em Física a Distância da UFSC. 2015. 152 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Universitária), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis – SC.

SANTOS, Priscila Kohls dos. Permanência na educação superior: desafios e perspectivas. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Universidade Católica de Brasília, 2020. 238 p.

SANTOS, Priscila K.; GIRAFFA, Lucia M. M. Evasão na educação superior: um estudo sobre o censo da educação superior no Brasil. Congresso CLABES, 2013.

SANTOS, Priscila K.; GIRAFFA, Lucia M. M. Permanência Na Graduação A Distância Na Perspectiva Dos Estudantes: Um Estudo A Partir Da Experiência Do Projeto Alfa Guia. Congresso CLABES, 2016.

SOSO, Felipe S.; KAMPFF, Adriana J. C. Estudos sobre Abandono na modalidade de Ensino a Distância: Análise de publicações do CLABES de 2011 a 2018. Congresso CLABES, 2019.

TREVIÑO, Maria del R. G.; ÁVILA, Maria I. E.; LORELEY, Adriana. Apoyo a estudiantes en línea, lo que las universidades virtuales deben tomar en cuenta. Congresso CLABES, 2015.

VÁSQUEZ, Juan O. M.; MORENO, Pilar A. Taller de herramientas tecnológicas para ambientes virtuales de aprendizaje THT para AVA. Congresso CLABES, 2019.

VELANDIA, Sindy J. A.; VILLEGAS, Francia L.; SALAS, Yhon G. P. Perfil inicial del estudiante desertor temprano en la modalidad de educación a distancia, una experiencia desde la Universidad Nacional Abierta y a distancia, UNAD. Congresso CLABES, 2019.

VILLEGAS, Francia L.; ACOSTA, Juan. El sistema de consejería de la Universidad Nacional Abierta y a Distancia UNAD, como una estrategia dirigida a lograr la permanencia estudiantil en primera matrícula. Congresso CLABES, 2014.

VILLEGAS, Francia L.; MONTOYA, Juan D.; ACEVEDO, Sindy J.; PINZÓN, Yhon G. Determinación del perfil del desertor a partir de los resultados de una prueba de caracterización Universidad Nacional Abierta y a Distancia. Congresso CLABES, 2021.

Downloads

Publicado

30-05-2023

Como Citar

Soso, F. S., Kampff, A. J. C., & Machado, K. G. W. (2023). Evasão e permanência na educação superior a distância na américa latina. Eventos Pedagógicos, 14(1), 124-143. https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.6487