Formação continuada: a importância do professor se qualificar
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v1i1.8952Resumo
A Formação Continuada de professores é hoje uma temática tão importante e necessária, haja vista os múltiplos desafios que se apresentam à escola e, simultaneamente, aos educadores. Tanto a instituição quanto os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem de nós, educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional. A pesquisa será feita no Colégio Alternativo, pois hoje o Colégio desenvolve um programa de Formação Continuada que tem como intuito melhorar a qualificação profissional dos professores que lá atuam. Diante disso, a pesquisa se delimita em um diagnóstico junto aos seus Professores que participaram de algum curso de qualificação, fornecidos pela escola ou não, e verificar o seguinte: Quais são as expectativas dos professores com referência à Formação Continuada? A Formação Continuada promovida aos professores atendem suas necessidades e, ao mesmo tempo contribuem com o desenvolvimento profissional dos professores? A Formação Continuada colabora com a concepção teórica e prática dos professores? A Formação Continuada enseja em suas ações vivências integrando teoria e prática? Qual é a política da Escola? Qual é a proposta que a escola tem para a Formação Continuada? Desta forma, a pesquisa justifica-se, pois é necessário que a Formação Continuada estimula os Professores a se apropriarem dos saberes de que são portadores, buscando compreender a Formação Continuada e a importância do Professor se qualificar. A Formação Continuada não deve ter como único propósito a relação de aumento de pontos no currículo ou aumento de salário propriamente dito, mas é importante que esteja ligada ao desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos para estimular seus alunos, questionando os conteúdos estudados e buscando fontes diferentes das tradicionais. As razões desta pesquisa é a de apresentar à sociedade sobre a importância de o professor se qualificar mesmo após o término de sua faculdade, considerada formação inicial, estando atentos às necessidades apresentadas por seus alunos, cientes de que eles a cada dia, utilizam de diferentes tipos de ferramentas para aprender, e que os professores devem acompanhar estes avanços tecnológicos. Tanto a instituição quanto os educadores têm uma imensa tarefa no que se refere aos imperativos desafios advindos da rápida evolução da ciência e das tecnologias. Desafios estes que exigem de nós, educadores, flexibilidade e abertura para novas relações que necessitam ser engendradas no contexto educacional. Neste momento da pesquisa estou na fase das entrevistas, no inicio do semestre de 2011 vou transcrever e fazer a análises destas entrevistas.
Palavras-chave: educação; formação continuada; professores; Colégio Alternativo.
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