A prática pedagógica do professor de educação física no ensino fundamental

Autores

  • Kerolaine Batista Saucedo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9049

Resumo

O presente artigo é o resultado de do estagio de curricular de regência realizado em uma Escola Estadual, no município de Sinop MT. Através da observação e regência tenho como objetivo de estudo no presente artigo descrever sobre a regência realizada no Ensino Fundamental. O estagio teve como objetivo, observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita buscando firmar uma prática que seja significativa, utilizando metodologias a partir da Educação física, que possibilitem uma maior interação entre os alunos com a professora estagiária. Pensando a partir da responsabilidade que o docente tem na formação do ser humano. Nesse sentido, percebeu-se o planejamento é essencial para um bom desenvolvimento das atividades através da educação física. Desta maneira, foram apresentados para as turmas materiais que possibilitaram a interação, além de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento do respeito, a cooperação e a interação.

Palavras-chave: educação; educação física; práticas pedagógicas; ensino fundamental; sociointeracionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNI, Mara Juttel; SCHNEIDER Ernani José. A Educação Física no Ensino Médio: Relevante ou Irrelevante? (Artigo) Instituto Catarinense de Pós Graduação. Revista 3. agodez., 2003. Disponível em: http://www.icpg.com.br/materiais/artigos/. Acesso em:

/08/2010.

BENEDETTI, Augusto Pio. Educação Física no Ensino Médio: Um Estudo de Caso Numa Escola Técnica. Dissertação (Mestrando em Educação) Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2008.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: A história que não se conta. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

Escola Estadual São Vicente de Paula. Projeto Político Pedagógico - PPP, 2010.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, Pensar, Agir: Corporeidade e Educação. 10.ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Saucedo, K. B. (2011). A prática pedagógica do professor de educação física no ensino fundamental. Eventos Pedagógicos, 2(2), 343–354. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9049

Edição

Seção

Seção Livre