Relato de atividades práticas vivenciadas
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9057Resumo
O presente artigo tem por principal objetivo a descrição e análise crítica das atividades práticas vivenciadas no Centro Municipal de Educação Infantil, localizada na cidade de Sinop-MT. O referido estágio Curricular Supervisionado foi realizado durante o sexto semestre do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. O qual é necessário para uma formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. O estágio de atividades práticas da oportunidade de aliar e fortalecer a teoria com a prática. A metodologia utilizada nas atividades práticas com as crianças foi de socializar e estimular a criatividade e a oralidade. Nas crianças, com a faixa etária de 4 e 5 anos, as mudanças ocorrem muito rápido e se processam aos saltos contínuos de organização, interagindo de diferentes maneiras no ambiente físico e social que o cerca numa instituição, diferente das que vive com suas famílias. O resultado obtido nesse estágio foi de suma importância para a compreensão, que cabe ao professor trabalhar com conteúdos diversos, básicos essenciais ate os conhecimentos específicos das diversas áreas do conhecimento.
Palavras-chave: educação infantil; estágio curricular supervisionado; atividades práticas; crianças.
Downloads
Referências
BRASIL, MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3.v, Brasil, MEC-CEF, 1998.
CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: Pra que te quero?. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FELIPE, Jane. O desenvolvimento Infantil na Perspectiva Sóciointeracionista: Piaget, Vygotsky, Wallon. IN: CRAIDY, Carmen Maria. KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (org.). Educação Infantil: pra que te quero? .Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. 37ed. São Paulo: Paz E Terra, 2008.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: Introdução ao Estudo da Escola no Processo de Transformação Social. São Paulo: Loyola, 1991.
SANTOS, Santa Marli Pires dos; CRUZ, Dulce Regina Mesquita da. Brinquedo e Infância: um guia para pais e educadores em creche. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 2. ed São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.