Educação infantil: a criança em foco

Autores

  • Marcilene do Nascimento Silva UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso/ Campus Universitário de Sinop

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9063

Resumo

O Ministério da Educação e do Desporto por meio de um texto chamado “Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças” diz que toda criança tem direito a brincadeira, a atenção individual, a um ambiente aconchegante, seguro e estimulante, direito a higiene e à saúde, alimentação sadia, desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão, entre outros, direitos estes que são necessários para que a criança se desenvolva em sua plenitude e possa ter uma infância saudável, feliz e infância esta ao qual ela tem todo o direito. O estágio aconteceu na Creche Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, que conta com aproximadamente 150 crianças, o inicio de atendimento da creche são das 07h00min da manhã as 05h00min horas da tarde. Este pressente relatório tem o objetivo de discorrer a respeito da realidade educacional na creche, de que forma ela acontece, se é significativa para as crianças, como se dá o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: educação; educação infantil; estágio; Creche Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe.

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Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Disponível em: http://www.inep.gov.br/pesquisa/thesaurus/thesaurus

Acesso em: 11 jun. 2010

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. 2 ed. SP: Komedi, 2003.

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Livre

Como Citar

Educação infantil: a criança em foco. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 370–377. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9063

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