John Dewey: caminhos para a inovação na educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9082Resumo
John Dewey considerado um dos precursores da Educação Nova ou chamada Educação Progressista, foi um pensador que no bojo de sua obra discutiu uma concepção de educação que valoriza a interação da criança e as relações sociais com bases democráticas. Essa teorização que atravessou o século XX ainda representa inovação na educação, principalmente, aplicada a educação infantil. Os princípios teóricos de John Dewey foram discutidos com um grupo de alunas do curso superior de Pós-graduação de uma universidade pública no repensar de novas práxis na educação. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de Denzin e Lincoln, aplicada ao estudo de caso segundo Yin, que possibilitou a discussão e o entendimento da teorização. Concluiu-se que as alunas necessitavam discutir sobre o aporte teórico de uma educação que concebe a criança ativa e participativa, que aprende por meio de sua própria participação no ato educativo, no fazer cotidiano e no papel da experiência como forma de aprendizagem. Esse aporte teórico constitui-se em processos de inovação para a educação que tem como base as relações democráticas em construção da cidadania das crianças na educação infantil.
Palavras-chave: John Dewey; educação infantil; educação democrática.
Downloads
Referências
CARDOSO, A. P. As atitudes dos professores e a inovação pedagógica. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, Lx, ano XXVI, n.1, p. 85- 99, 1992.
______ . A educação face às exigências inovadoras do presente. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, Lx, ano XXVII, n.2, p. 221-232, 1993.
DEWEY, J. My pedagogic creed. In: ______. Education today. New York: G.P.Putnam’s Sons, 1940.
______ . Child and the curriculum and the school and the society. Chicago: University, 1956.
______ . Democracia e educación. In._____. El nino y El programa escolar: mi credo pedagógico. Buenos Aires: Losada, 1959a.
______ . Como Pensamos: como relacionar o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3. ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional. 1959b.
______ . Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 1976.
DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction: Entering the field of qualitative research. In. ______ . (Eds.). The landscape of qualitative research: Theories and issues. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.
______ . The discipline and the practice of qualitative research. In ______ . (Eds). The SAGE handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000.
PINNAZA, M.A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M.A.(Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o Passado. Construindo o Futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.
YIN, R.K. Case study research: design and methods. Newbury: Park Sage, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.