John Dewey: caminhos para a inovação na educação

Autores

  • Angela do Céu Ubaiara Brito

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9082

Resumo

John Dewey considerado um dos precursores da Educação Nova ou chamada Educação Progressista, foi um pensador que no bojo de sua obra discutiu uma concepção de educação que valoriza a interação da criança e as relações sociais com bases democráticas. Essa teorização que atravessou o século XX ainda representa inovação na educação, principalmente, aplicada a educação infantil. Os princípios teóricos de John Dewey foram discutidos com um grupo de alunas do curso superior de Pós-graduação de uma universidade pública no repensar de novas práxis na educação. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa de Denzin e Lincoln, aplicada ao estudo de caso segundo Yin, que possibilitou a discussão e o entendimento da teorização. Concluiu-se que as alunas necessitavam discutir sobre o aporte teórico de uma educação que concebe a criança ativa e participativa, que aprende por meio de sua própria participação no ato educativo, no fazer cotidiano e no papel da experiência como forma de aprendizagem. Esse aporte teórico constitui-se em processos de inovação para a educação que tem como base as relações democráticas em construção da cidadania das crianças na educação infantil.

Palavras-chave: John Dewey; educação infantil; educação democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela do Céu Ubaiara Brito

Departamento de Educação e aréa de Psicologia

Referências

CARDOSO, A. P. As atitudes dos professores e a inovação pedagógica. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, Lx, ano XXVI, n.1, p. 85- 99, 1992.

______ . A educação face às exigências inovadoras do presente. Revista Portuguesa de Pedagogia, Portugal, Lx, ano XXVII, n.2, p. 221-232, 1993.

DEWEY, J. My pedagogic creed. In: ______. Education today. New York: G.P.Putnam’s Sons, 1940.

______ . Child and the curriculum and the school and the society. Chicago: University, 1956.

______ . Democracia e educación. In._____. El nino y El programa escolar: mi credo pedagógico. Buenos Aires: Losada, 1959a.

______ . Como Pensamos: como relacionar o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. 3. ed. São Paulo: Companhia Editorial Nacional. 1959b.

______ . Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 1976.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. Introduction: Entering the field of qualitative research. In. ______ . (Eds.). The landscape of qualitative research: Theories and issues. Thousand Oaks: Sage Publications, 1998.

______ . The discipline and the practice of qualitative research. In ______ . (Eds). The SAGE handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 2000.

PINNAZA, M.A. John Dewey: inspirações para uma pedagogia da infância. In. OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M.A.(Orgs.). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o Passado. Construindo o Futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.

YIN, R.K. Case study research: design and methods. Newbury: Park Sage, 1988.

Downloads

Publicado

14-12-2011

Como Citar

Brito, A. do C. U. (2011). John Dewey: caminhos para a inovação na educação. Eventos Pedagógicos, 2(3), 50–58. https://doi.org/10.30681/reps.v2i3.9082