O desenvolvimento corporal na educação infantil

Autores

  • Adriana Pacheco da Silva Santos
  • Jaqueline Pasuch

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9092

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo realizado em uma creche pública pertencente à rede municipal de educação de Sinop - MT. Objetivamos compreender o movimento corporal das crianças como parte do desenvolvimento integral das crianças. E também entender como os profissionais trabalham a especificidade do corpo infantil, dos movimentos das crianças durante a rotina da instituição de uma turma de crianças de dois a três anos de idade. Optamos em focalizar a pesquisa na área da Educação Infantil por entender que as crianças desta faixa etária apresentam características importantes no desenvolvimento corporal, visto que muitas vezes na educação infantil o movimento é considerado como ‘indisciplina’, fazendo com que a criança, na maioria das vezes permanece quietas e sentadas em suas cadeiras. Diante de tal propósito, buscamos uma metodologia que nos possibilitasse apreender o movimento corporal da criança e encontramos na pesquisa qualitativa, através da ‘observação participante’, trilhas que nos conduziram à construção de conhecimentos. Como pesquisadora, permanecemos na instituição investigada por quase três meses, em horários intercalados, utilizando o caderno de campo, no qual registramos as observações realizadas, bem como as entrevistas com as professoras da referida turma. Os principais referenciais utilizados para o estudo foram: Vygotsky, Piaget, Vitor Fonseca e Henri Wallon. De acordo com o observado em campo e leituras teóricas, ressaltamos com este estudo a importância do movimento para as crianças e sua contribuição no desenvolvimento infantil pleno.

Palavras-chave: educação; educação infantil; maternal II; movimento; sociointeracionismo.

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Referências

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Publicado

12-12-2011

Como Citar

Santos, A. P. da S., & Pasuch, J. (2011). O desenvolvimento corporal na educação infantil. Eventos Pedagógicos, 2(2), 16–25. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9092

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Seção Artigos

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