Os meios de comunicação como ferramenta pedagógica

Autores

  • Amanda Laurentina Gomes Martini
  • Odimar João Peripolli

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9093

Resumo

Partindo de uma visão mais ampla da importância do uso das ferramentas pedagógicas, usadas em sala de aula, entende-se a necessidade dos professores serem criativos para estimular o aluno. Neste sentido, é preciso formar docentes capazes de fazer bom uso da tecnologia e, conseqüentemente, dos meios de comunicação. Para que o educando se sinta estimulado, a partir dos meios de comunicação, é importante que as informações (re) passadas estejam ligadas ao seu contexto, que tenham significados, que tenham sentido, que dizem sobre a vida dos sujeitos. A pesquisa baseou-se em autores como Pedrinho Guareschi, Elza Dias Pacheco, Heloísa Dupas Penteado, que mostram a importância do uso dos meios de comunicação na educação. A pesquisa teve como campo empírico uma escola da rede privada do município de Sinop – MT, Escola Cenecista Santa Elisabete, caracterizando-se, desta forma, um Estudo de Caso. A questão de pesquisa: como a escola faz uso dos meios de comunicação como ferramenta pedagógica? Para a coleta de dados nos valemos de observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos, professores e coordenadores. Esta temática quer ser, acima de tudo, um incentivo às escolas, no sentido de que venham melhor explorar estes meios como ferramentas pedagógicas na construção de novos conhecimentos.

Palavras–chave: educação; meios de comunicação; ferramentas pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crítica: alternativas de mudança. Porto Alegre: Editora Edipucrs, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.

MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria. Novas tecnologias e medicação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

PACHECO, Elza Dias. Televisão, criança, imaginário e educação. Campinas: Editora Papirus, 1998.

PAVANI, Cecília (org). Jornal: (in) Formação e Ação. Campinas: Editora Papirus, 2002.

PENTEADO, Heloísa Dupas. Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da informática na educação – Realidade na escola pública. Cáceres(MT): Editora UNEMAT, 2009.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Martini, A. L. G., & Peripolli, O. J. (2011). Os meios de comunicação como ferramenta pedagógica. Eventos Pedagógicos, 2(2), 26–36. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9093

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)