Os meios de comunicação como ferramenta pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9093Resumo
Partindo de uma visão mais ampla da importância do uso das ferramentas pedagógicas, usadas em sala de aula, entende-se a necessidade dos professores serem criativos para estimular o aluno. Neste sentido, é preciso formar docentes capazes de fazer bom uso da tecnologia e, conseqüentemente, dos meios de comunicação. Para que o educando se sinta estimulado, a partir dos meios de comunicação, é importante que as informações (re) passadas estejam ligadas ao seu contexto, que tenham significados, que tenham sentido, que dizem sobre a vida dos sujeitos. A pesquisa baseou-se em autores como Pedrinho Guareschi, Elza Dias Pacheco, Heloísa Dupas Penteado, que mostram a importância do uso dos meios de comunicação na educação. A pesquisa teve como campo empírico uma escola da rede privada do município de Sinop – MT, Escola Cenecista Santa Elisabete, caracterizando-se, desta forma, um Estudo de Caso. A questão de pesquisa: como a escola faz uso dos meios de comunicação como ferramenta pedagógica? Para a coleta de dados nos valemos de observações e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos, professores e coordenadores. Esta temática quer ser, acima de tudo, um incentivo às escolas, no sentido de que venham melhor explorar estes meios como ferramentas pedagógicas na construção de novos conhecimentos.
Palavras–chave: educação; meios de comunicação; ferramentas pedagógicas.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli E. D. Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
GUARESCHI, Pedrinho. Sociologia Crítica: alternativas de mudança. Porto Alegre: Editora Edipucrs, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP & A, 2004.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Maria. Novas tecnologias e medicação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
PACHECO, Elza Dias. Televisão, criança, imaginário e educação. Campinas: Editora Papirus, 1998.
PAVANI, Cecília (org). Jornal: (in) Formação e Ação. Campinas: Editora Papirus, 2002.
PENTEADO, Heloísa Dupas. Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da informática na educação – Realidade na escola pública. Cáceres(MT): Editora UNEMAT, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.