Dificuldades de aprendizagem do aluno nos anos iniciais

Autores

  • Ildenê da Silva Sousa
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9101

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de metodologias pedagógicas utilizados pelos professores com crianças que necessitam de um Atendimento Especializado nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada nas escolas Basiliano do Carmo de Jesus e Aleixo Schenatto, no Município de Sinop/MT, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Na coleta de dados foi feito observações e entrevistas semi-estrututadas com as crianças e professores que atendem essas crianças com necessidades especiais na sala regular e na sala de recursos. Este trabalho está centrado em duas concepções, dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais e como a escola oferece este atendimento. Para a fundamentação teórica recorremos aos autores: Antônio Manuel Pamplona Morais , Paulo Freire, César Coll, Ana Maria Padilha. Claudino Pilleti, Nelson Pilleti e outros. Esperamos que os resultados dessa pesquisa contribua para esclarecer como se encontram o atendimento hoje nas escolas. Quais metodologias os professores utilizam na aprendizagem dessas crianças com dificuldades na aprendizagem e também com necessidades educacionais especiais, se há favorecimento da inclusão, neste dois sentidos, a contribuição da pesquisa para estas dois olhares, se possibilitou a mudança e a concepção dos professores diante da pesquisa, se é possível um atendimento especializado com qualidade na prática e se é possível adquirir uma metodologia diferenciado para este atendimento,  favorecendo o desenvolvimento do aluno nas duas concepções na educação.

Palavras-chave: educação; educação especial; necessidades especiais; sócio-interacionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. 4. ed.Porto Alegre: Mediação, 2000.

COLL, César.(Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

DOCKRELL, Julie;MCSHANE, Jonh. Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MINAYO, M.C.S.; DESLANDES,S.F.; NETO, C.; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAIS, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios da Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 5. ed. São Paulo: Edicon, 1995.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Como Citar

Sousa, I. da S., & Trugillo, E. A. (2011). Dificuldades de aprendizagem do aluno nos anos iniciais. Eventos Pedagógicos, 2(2), 92–101. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9101

Edição

Seção

Seção Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>