Dificuldades de aprendizagem do aluno nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9101Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de metodologias pedagógicas utilizados pelos professores com crianças que necessitam de um Atendimento Especializado nos anos iniciais. A pesquisa foi realizada nas escolas Basiliano do Carmo de Jesus e Aleixo Schenatto, no Município de Sinop/MT, no período de agosto de 2010 a agosto de 2011. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Na coleta de dados foi feito observações e entrevistas semi-estrututadas com as crianças e professores que atendem essas crianças com necessidades especiais na sala regular e na sala de recursos. Este trabalho está centrado em duas concepções, dificuldades de aprendizagem e necessidades especiais e como a escola oferece este atendimento. Para a fundamentação teórica recorremos aos autores: Antônio Manuel Pamplona Morais , Paulo Freire, César Coll, Ana Maria Padilha. Claudino Pilleti, Nelson Pilleti e outros. Esperamos que os resultados dessa pesquisa contribua para esclarecer como se encontram o atendimento hoje nas escolas. Quais metodologias os professores utilizam na aprendizagem dessas crianças com dificuldades na aprendizagem e também com necessidades educacionais especiais, se há favorecimento da inclusão, neste dois sentidos, a contribuição da pesquisa para estas dois olhares, se possibilitou a mudança e a concepção dos professores diante da pesquisa, se é possível um atendimento especializado com qualidade na prática e se é possível adquirir uma metodologia diferenciado para este atendimento, favorecendo o desenvolvimento do aluno nas duas concepções na educação.
Palavras-chave: educação; educação especial; necessidades especiais; sócio-interacionista.
Downloads
Referências
CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para aprendizagem: educação inclusiva. 4. ed.Porto Alegre: Mediação, 2000.
COLL, César.(Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DOCKRELL, Julie;MCSHANE, Jonh. Crianças com Dificuldades de Aprendizagem: uma abordagem cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLDENBERG, Mirian. A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
MINAYO, M.C.S.; DESLANDES,S.F.; NETO, C.; GOMES, R. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORAIS, Antônio Manuel Pamplona. Distúrbios da Aprendizagem: uma abordagem psicopedagógica. 5. ed. São Paulo: Edicon, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.