Práticas educativas potencializadas pela informática na educação: uma análise do processo e das perspectivas educacionais

Autores

  • Micheli Marcansoni
  • Adil Antonio Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9106

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Mato Grosso – UNEMAT, campus de Sinop-MT, em que se buscou analisar as propostas/práticas que os professores que atuam em anos iniciais do ensino fundamental de uma escola  pública de Sinop desenvolvem com o uso da Informática Educativa no contexto educacional. Para isso, realizamos um estudo de caso qualitativo, para nossa coleta de dados optamos por questionários e entrevista estruturadas com a coordenadora do laboratório de informática, os professores e alunos do 3º ano do ensino fundamental. A Informática na Educação começou a ser usada como ferramenta de suporte no processo ensino – aprendizagem, com a finalidade de despertar o interesse por caminhos que favoreçam a construção do conhecimento. A Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem, para tanto para que seja usado de maneira educativa o professor necessita ter conhecimento sobre todas as potencionalidades educacionais deste instrumento.

Palavras-chave: educação; informática educativa; ferramenta de suporte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

LÉVY,Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo; 34, 1993.

MARQUES, Mario Osório. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Ijuí: Unijuí 2003. (Coleção fronteiras da educação).

PAPERT, Seymour. A máquina de crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes médicas, 1994.

STRAUB, Sandra Luzia Wrobel. Estratégias, desafios e perspectivas do uso da informática na educação. Realidade na escola pública. Cáceres (MT): Unemat, 2009.

VALENTE, José Armando. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o acontecer. In: O Computador na Sociedade do Conhecimento: organizado por José Armando Valente. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.

Downloads

Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Práticas educativas potencializadas pela informática na educação: uma análise do processo e das perspectivas educacionais. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 191–200. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9106

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)