Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar

Autores

  • Sônia de Fátima Camargo
  • Hélio Vieira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9109

Resumo

Este artigo propôs verificar se há reflexos do consumismo infantil no ambiente escolar. Se á fatores que influenciam nas interações afetivas e subjetivas dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Ana Cristina de sena município de Sinop – MT. O objetivo do trabalho foi investigar as relações interpessoais em sala de aula e de que forma essas relações acontecem diante do consumismo. Como fundamentação teórica, recorremos aos autores, Zygmunt Bauman, Anne Barrére, Antonio Chizotti e Maria Minayo. A metodologia usada consistiu na pesquisa qualitativa, no estudo de caso e entrevistas com perguntas abertas e fechadas aplicadas a professores e pais e observação em sala dos alunos. Através dos relatos dos sujeitos realizamos um estudo analítico confrontando os dados da pesquisa com os autores principais que fundamentam a mesma. O presente trabalho pretende contribuir com a escola na sensibilização de futuros consumidores, e como trabalhar com conceitos de valores do ‘ser’ e não do ‘ter’. Os resultados da investigação revelam que a realidade na qual foi pesquisado, o reflexo do consumismo e contundentes e que o consumismo não é o único fator a influenciar nas relações e formação subjetiva dos alunos.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; anos iniciais; consumismo; sociointeracionismo.

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Referências

BARRÈRE, Anne; SEMBEL, Nicolas. Sociologia da escola. São Paulo: Loyola, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CHIZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

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Publicado

12-12-2011

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Reflexo do consumismo infantil no ambiente escolar. (2011). Eventos Pedagógicos, 2(2), 239–247. https://doi.org/10.30681/reps.v2i2.9109