Letramento: uma aprendizagem mais significativa

Autores

  • Cristiane Carvalho Mendonça Blanco UNEMAT
  • Edneuza Alves Trugillo

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9234

Resumo

Esse artigo expõe a pesquisa realizada sobre Letramento: uma aprendizagem mais significativa teve como questão norteadora as muitas reflexões sobre o que pode ser feito para tornar o processo do contato inicial da criança com o letramento em um momento mais significativo e democrático, de modo que a criança se sinta sujeito de sua aprendizagem. Diante disso, foi observada uma turma de primeiro ano da Escola Municipal de Educação Básica Jardim Paraíso, no Município de Sinop – MT, e a professora regente desta turma, teve como abordagem teórica o estudo de Magda Soares. Por meio de uma entrevista e observações, foi possível conhecer quais os materiais didáticos que são utilizados em sala de aula e como os alunos interagem com este material. O caminho metodológico utilizado foi a pesquisa qualitativa, mais especificamente o Estudo de Caso. Constatou-se que a alfabetização só tem sentido em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento, este, por sua vez, só pode desenvolver-se por meio da aprendizagem do sistema de escrita.

Palavras-chave: educação; ensino fundamental; letramento; professora e crianças; pesquisa descritiva; Magda Soares.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Carvalho Mendonça Blanco, UNEMAT

    PEDAGOGIA

Referências

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. ALFABETIZAÇÃO, Leitura de mundo leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

________. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

________.Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. São Paulo: Pátio, 2004.

________. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 25, Abr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script = sci_arttext &pid=S1413-24782004000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 27 Ago. 2010

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Letramento: uma aprendizagem mais significativa. (2012). Eventos Pedagógicos, 3(2), 63-72. https://doi.org/10.30681/reps.v3i2.9234

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>